Domingo, Maio 5, 2024
spot_img

Dinheiro em circulação em Moçambique aumenta mais de 10% no final de 2023, alcançando 78,2 mil milhões de meticais

Um relatório estatístico recente do Banco de Moçambique (BdM) revelou que o dinheiro físico em circulação no país registou um aumento significativo de 10,6% no mês de Dezembro, encerrando o ano em 78,2 mil milhões de meticais. Esses dados indicam um aumento substancial em comparação com os 70,7 mil milhões de meticais que estavam em circulação no final de Novembro.

O relatório do BdM também revelou que este montante corresponde a cerca de 243,2 milhões de notas e 553,1 milhões de moedas. Apesar do aumento mensal, o valor total em circulação ainda ficou 2,3% abaixo dos 80,8 mil milhões de meticais registados em Dezembro de 2022. A retirada de dinheiro de circulação é uma prática comum da política monetária contracionista, utilizada pelos bancos centrais para controlar a inflação.

A nota de 20 meticais foi a que mais circulou em Dezembro, com 47,8 milhões de unidades, enquanto a moeda de 0,50 meticais liderou entre as moedas, com 122,8 milhões de unidades.

Em termos de impacto económico, Moçambique registou uma inflação acumulada de 5,30% em 2023, com um aumento de 1,29% somente no mês de Dezembro em comparação com Novembro. O aumento geral de preços foi impulsionado principalmente pela divisão de alimentação e bebidas não alcoólicas, que contribuiu com 3,34 pontos percentuais para a inflação acumulada. Em termos de variação média a 12 meses, Moçambique registou um aumento de preços de 7,13%, com destaques para as divisões de educação, bens e serviços diversos, e alimentação e bebidas não alcoólicas.

Olhando para o futuro, o ministro da Economia e Finanças de Moçambique, Max Tonela, prevê um crescimento económico de 5,5% do PIB em 2024, após um crescimento estimado de 5% em 2023. As previsões do governo indicam uma inflação de 7% em 2023 e 2024.

O aumento significativo do dinheiro em circulação e a inflação em Moçambique destacam a dinâmica económica do país. Com as perspectivas de crescimento económico e as projecções inflacionárias, o país enfrenta desafios e oportunidades para manter sua estabilidade económica e promover o desenvolvimento.

Entrevistas Relacionadas

Projecto PROMOVE Comércio e Ministério da Indústria e Comércio Capacitam Quadros em Conformidade de Padrões da UNIDO

O Projecto PROMOVE Comércio e Ministério da Indústria e...

Business EXPO, 26 de Abril de 2024

Business EXPO, um evento que destaca a diversidade e...

Agência do Zambeze investe 40 Milhões de meticais no programa piloto de produção orgânica

Decorreu esta terça-feira (20), na Agência do Zambeze actos...

Banco de Moçambique será confirmado como gestor operacional do fundo soberano

O Banco de Moçambique (BdM) está prestes a ser...