Quarta-feira, Fevereiro 5, 2025
spot_img

Economia moçambicana cresceu 5% em 2023, impulsionada por indústria, turismo e agricultura

O Governo de Moçambique anunciou que o crescimento económico em 2023 foi de 5%, em comparação com os 4,4% registados em 2022. Esta informação foi revelada durante a 3.ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros, realizada no dia 13 de Fevereiro de 2024.

Segundo o Governo, referenciado pelo INTEGRITY-MOÇAMBIQUE, este crescimento foi impulsionado pelos sectores da indústria extractiva, turismo, agricultura, transportes e comunicação, entre outros. Esta evolução positiva é atribuída às políticas e reformas implementadas pelo Governo ao longo do ano.

O desempenho económico de 2023 é visto como parte de uma tendência positiva observada nos últimos quatro anos, com boas perspectivas a médio e longo prazo. O Governo destaca que este crescimento é resultado das medidas de reforma económica em curso, que têm dinamizado as actividades económicas no sector privado e atraído novos investimentos.

Além disso, o Governo reportou uma inflação média de 7,1% em 2023, contra uma previsão inicial de 11,5%. As reservas internacionais líquidas também se destacaram, ficando acima dos 3 meses previstos no Plano Económico e Social e do Orçamento do Estado (PESOE-2023), alcançando os 4,3 meses para a cobertura das importações de bens e serviços não-factoriais.

No que diz respeito às receitas do Estado, o Governo informou que estas contribuíram com cerca de 70% dos recursos internos em 2023, contra os 64,3% registados no período homólogo. Este facto é visto como uma tendência de sustentabilidade do orçamento a longo prazo, resultado dos esforços do Governo para melhorar a arrecadação.

Noticias Relacionadas

Tribunal Administrativo analisa a implementação do tribunal de contas

O Tribunal Administrativo (TA) está na fase final de...

O que está a moldar os mercados e negócios em Moçambique nos últimos 60 dias?

Nos últimos dois meses, o panorama económico de Moçambique...

Economia de Moçambique em Perspectiva: Crescimento de 4% em 2025, desafios e oportunidades à vista

O Banco Mundial (BM) projecta que a economia de...

Risco de crédito soberano pode aumentar em 2025

A tensão pós-eleitoral já causou mortes, destruição e paralisação...