Sábado, Fevereiro 15, 2025
spot_img

Economia moçambicana deverá contrair um crescimento negativo 1.3% este ano

Pela primeira vez em quase três décadas, a economia moçambicana vai experimentar uma recessão económica na ordem de 1.3 por cento. Segundo a FocusEconomics, a retoma ao crescimento só vai acontecer em 2021.

Com as exportações do carvão mineral e alumínio em queda, Moçambique não vai escapar a uma recessão económica, contrariando-se as projecções de Junho e Agosto últimos, que antecipavam um crescimento modesto de 0,2% em 2020. Ou seja, seria o único país da região da África Austral a crescer em meio à pandemia da COVID-19.

A avaliação da Focus Economics, referente ao mês de Setembro, piorou as previsões e aponta para um registo de 1.3 por cento negativo em 2020.

“A economia moçambicana está pronta para contrair pela primeira vez em quase três décadas, devido às consequências da pandemia. A carga considerável da dívida externa do país continua a ofuscar as perspectivas”, escrevem os analistas da Focus Economics no relatório que O País teve acesso.

A análise fala de um “terrível segundo trimestre”, que viu a produção no ritmo mais íngreme em pelo menos uma década, devido à pandemia da COVID-19.

“A confiança empresarial continuou a enfraquecer, diminuindo pelo quinto mês consecutivo e para uma nova série de baixa em meio a uma perspectiva de emprego mais optimista, com os sectores de construção e transporte particularmente afectados”

Para 2021, os economistas antecipam um crescimento da economia moçambicana em torno de 2.9 por cento, um corte em 0.1 ponto percentual que a previsão de Agosto.

Noticias Relacionadas

Sector privado com ligeira recuperação em Janeiro

Contracções mensais consecutivas na produção, nas novas encomendas e...

Moçambique espera arrecadar 10,6 milhões com leilão dos barcos da Ematum

O Governo espera arrecadar 10,6 milhões de dólares com...

Tribunal Administrativo analisa a implementação do tribunal de contas

O Tribunal Administrativo (TA) está na fase final de...

O que está a moldar os mercados e negócios em Moçambique nos últimos 60 dias?

Nos últimos dois meses, o panorama económico de Moçambique...