Domingo, Abril 28, 2024
spot_img

Economia moçambicana poderá crescer 8,3 por cento em 2024

As previsões constam do mais recente relatório do BM sobre Perspectivas Económicas Globais, publicado em Washington, nos Estados Unidos, fazendo menção do crescimento de Moçambique em 2024, num contexto em que se espera que o gás venha a alavancar a economia.

Trata-se de subidas que estão muito acima da média esperada na região subsaariana. Para esta parcela do continente africano, a previsão de crescimento de 3,6 por cento feita, em Janeiro, reduziu, segundo o último relatório, para 3,2 por cento.

Só no próximo ano é que a situação vai melhorar, esperando se uma subida de 3,9 por cento. Entretanto, o BM alerta que há vários riscos negativos associados às previsões, como a persistência das pressões inflaccionárias por mais tempo do que o previsto.

Outra limitação tem a ver  com possíveis stresses no sector bancário das economias avançadas espalharem-se para o sistema financeiro global. Se isso acontecer, o Banco Mundial avisa que esses constragimentos podem conduzir a deterioração das condições de financiamento da África subsaariana, provocando novas depreciações cambiais e saídas de capital, elevando os riscos de sobreendividamento.

Entrevistas Relacionadas

Missão do FMI pretende avaliar a situação económica no país

O Fundo Monetário Internacional (FMI) realizará no próximo mês...

Sasol registou um aumento de 8% na produção de gás em Moçambique

A Sasol, empresa petroquímica com acções na bolsa de...

Moçambique e Angola propõem maior participação do sector privado para impulsionar relações económicas

Os Governos de Moçambique e Angola defenderam, nesta Terça-feira...

CTA procura expandir relação comercial com Portugal

A Confederação das Associações Económicas (CTA) expressou nesta o...