Quinta-feira, Julho 18, 2024
spot_img

EDM Projecta 22 mil novas ligações eléctricas para província do Niassa

Electricidade de Moçambique (EDM) planeia expandir sua rede de energia eléctrica na província do Niassa, para realizar 22 mil novas ligações domésticas em dez postos administrativos. A informação foi divulgada pela Rádio Moçambique (RM).

Heitor Matimele, director da EDM na cidade de Lichinga, destacou que os trabalhos de electrificação nos postos administrativos de Muaquia, em Mauje, e Meluluca, no distrito do Lago, estão em estágio avançado. Além disso, revelou que projectos de electrificação serão lançados em breve em outros oito postos administrativos, com previsão de conclusão ainda este ano. É importante ressaltar que Matondovela e Gomba, no distrito de Mecula, serão electrificados com o uso de energias renováveis.

Actualmente, 31 dos 41 postos administrativos da província do Niassa já estão electrificados pela rede nacional, beneficiando cerca de um milhão de pessoas.

A expansão da rede de energia eléctrica da EDM na província do Niassa representa um avanço significativo para melhorar o acesso à electricidade na região, o que terá um impacto positivo na qualidade de vida das comunidades locais. Além disso, essa iniciativa está alinhada com a meta de electrificar áreas rurais e promover o uso de energias renováveis em Moçambique.

A electrificação dessas regiões não apenas proporcionará benefícios imediatos em termos de acesso à energia, mas também contribuirá para o desenvolvimento económico e social sustentável dessas áreas, impulsionando o crescimento e a qualidade de vida das comunidades locais.

Com esse projecto, a EDM reafirma seu compromisso com o desenvolvimento e a melhoria das condições de vida em Moçambique, demonstrando a importância estratégica da energia eléctrica como um motor para o progresso e o bem-estar das pessoas.

Entrevistas Relacionadas

Moçambique propõe abordagem adaptada na transição energética para países em desenvolvimento

Moçambique defende que as metas globais para a redução...

Banco Mundial destina 150 Milhões de dólares para impulsionar o sector energético em Moçambique

O Banco Mundial vai canalizar  150 milhões de dólares...

Niassa: concluídas as obras da mini central hídrica de 400 milhões de meticais

As obras de construção da mini central hídrica de...

Empresa Sul-Coreana garante contrato de 31,1 milhões de dólares para modernizar a rede eléctrica em Moçambique

A sul-coreana Hyosung Heavy Industries garantiu um contrato significativo...