https://www.istockphoto.com/photo/high-voltage-electric-power-lines-at-sunset-gm1332858442-415582540

A Empresa pública Electricidade de Moçambique (EDM) está a concluir um estudo de viabilidade para a construção de uma linha de transmissão de 110 KV, com uma extensão de 41 quilómetros, que liga a Central Hidroeléctrica de Tsate, na província de Manica, à rede nacional de energia.

A nova linha vai conectar a central à subestação da cidade de Chimoio. Prevê-se que produza cerca de 50 MW de energia, em linha com os objectivos estratégicos da EDM de garantir o acesso universal à energia até 2030.

“A linha de transmissão será composta por dois segmentos, nomeadamente um circuito duplo que irá interceptar a linha de transmissão de energia existente de 110 KV em Mavuzi, Chicamba, percorrendo aproximadamente 1,8 Km de linha. O segundo segmento será de circuito simples e irá percorrer 39 Km desde a futura subestação de Tsate até atingir a subestação de Chimoio 2”, lê-se no documento da EDM, citado pelo jornal Notícias.

A construção da Central Hidroeléctrica torna o projecto da linha de transmissão uma prioridade, e as obras de construção da infra-estrutura vão iniciar na subestação de Tsate, para ligar a cidade de Chimoio, com uma extensão de cerca de 41 quilómetros.

“O projecto, irá garantir o aumento da disponibilidade de energia eléctrica em quantidade e qualidade, que possa impulsionar o desenvolvimento das áreas a serem beneficiadas pela iniciativa, incluindo a uniformização do acesso à energia”, disse uma fonte da EDM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui