Tuesday, February 17, 2026
spot_img

EDM registou prejuízos de 5 mil milhões de meticais devido à vandalização de infra-estruturas

A Electricidade de Moçambique (EDM) revelou recentemente que, em 2023, somou prejuízos avaliados em 5 mil milhões de meticais devido à vandalização de infra-estruturas eléctricas e roubo de energia.

Noel Govene, administrador-executivo da EDM, afirmou que os prejuízos registados em 2023 seriam suficientes para alargar a extensão da rede eléctrica nacional, destacando que essas acções contribuem para o atraso no desenvolvimento do país.

Govene, falou dos danos causados a instituição, durante a cerimónia de assinatura de um memorando de entendimento entre a EDM e o Instituto de Bolsas de Estudo (IBE), que  visa assegurar a atribuição de estágios profissionais remunerados aos estudantes recém-graduados do IBE, dentro e fora do país, com prioridade para a engenharia eléctrica.

O memorando também prioriza a igualdade de género, com especial atenção à participação da mulher na selecção dos estudantes para o treinamento. Govene disse esperar uma participação activa do IBE e dos estudantes na vigilância e denúncia de actos de vandalização de infra-estruturas eléctricas e roubo de energia.

A EDM está empenhada em contribuir para o bem-estar dos moçambicanos, e o memorando com o IBE representa mais um exemplo do compromisso da empresa em causas solidárias, com impacto útil e necessário para a prossecução dos trabalhos de electrificação nacional.

Noticias Relacionadas

Moçambique adia a conclusão da central eléctrica a gás para 2027 devido ao aumento dos custos

Moçambique adiou para 2027 a conclusão da Central Térmica...

Moçambique prepara-se para inaugurar primeira fábrica nacional de gás de cozinha

O anúncio da inauguração da primeira fábrica nacional de processamento...

HCB reafirma plano de aumento da capacidade de produção de energia para 4.000 MW até 2034

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), responsável pela maior...

Reguladores da CPLP defendem cooperação para garantir segurança energética e reduzir cortes de electricidade

Os reguladores de energia da Comunidade dos Países de...