Quarta-feira, Agosto 27, 2025
spot_img

EDM registou prejuízos de 5 mil milhões de meticais devido à vandalização de infra-estruturas

A Electricidade de Moçambique (EDM) revelou recentemente que, em 2023, somou prejuízos avaliados em 5 mil milhões de meticais devido à vandalização de infra-estruturas eléctricas e roubo de energia.

Noel Govene, administrador-executivo da EDM, afirmou que os prejuízos registados em 2023 seriam suficientes para alargar a extensão da rede eléctrica nacional, destacando que essas acções contribuem para o atraso no desenvolvimento do país.

Govene, falou dos danos causados a instituição, durante a cerimónia de assinatura de um memorando de entendimento entre a EDM e o Instituto de Bolsas de Estudo (IBE), que  visa assegurar a atribuição de estágios profissionais remunerados aos estudantes recém-graduados do IBE, dentro e fora do país, com prioridade para a engenharia eléctrica.

O memorando também prioriza a igualdade de género, com especial atenção à participação da mulher na selecção dos estudantes para o treinamento. Govene disse esperar uma participação activa do IBE e dos estudantes na vigilância e denúncia de actos de vandalização de infra-estruturas eléctricas e roubo de energia.

A EDM está empenhada em contribuir para o bem-estar dos moçambicanos, e o memorando com o IBE representa mais um exemplo do compromisso da empresa em causas solidárias, com impacto útil e necessário para a prossecução dos trabalhos de electrificação nacional.

Noticias Relacionadas

Mphanda Nkuwa exige robustez regulamentar e estrutura financeira para atrair capital privado, destaca GMNK no Africa50

- Pressão regulatória e institucional exigem estrutura financeira sofisticada. -...

BM doa 6,4 biliões de USD para Mphanda Nkuwa

O Banco Mundial planeia fornecer financiamento de dívida e...

Moçambique investe em refinaria para garantir independência no sector da energia

Moçambique vai construir uma refinaria modular de grande escala...

Grupo petrolífero multinacional interessado no sector energético

O presidente do Grupo petrolífero HASS, Abdinasir Ali Hassan,...