A Electricidade de Moçambique (EDM), anunciou sua intenção de investir 20 milhões de dólares na implementação da segunda fase da Estratégia Digital 2023-28. O objectivo dessa estratégia é estabelecer processos e soluções tecnológicas que permitam à EDM operar de forma integrada, inteligente e em constante transformação.
Durante a cerimónia de lançamento realizada nesta Segunda-feira, 18 de Dezembro, Marcelino Alberto, Presidente do Conselho de Administração da EDM, destacou a importância da transformação digital para a competitividade e para atender às crescentes necessidades dos clientes em tempo real. Alberto enfatizou a necessidade de imprimir maior celeridade aos processos diante do avanço das tecnologias de informação e comunicação.
A primeira fase da Estratégia Digital concentrou-se na implementação de um Business Intelligence e de um Sistema de Gestão de Desempenho Empresarial. Estes visavam melhorar a tomada de decisões com base em dados históricos corporativos e automatizar os processos de negócio, monitorando o desempenho em tempo real.
Actualmente, a EDM conta com uma solução que amplia a desmaterialização de documentos internos, permitindo processamento online acessível globalmente. Além disso, foi destacado o Sistema de Gestão de Incidentes e Participação de Avarias, um aplicativo que busca atender e cuidar dos clientes em tempo real, elevando a qualidade dos serviços oferecidos.
Com o término da primeira fase, a EDM busca reinventar a Estratégia Digital, tornando-a um documento dinâmico que actualiza e inova procedimentos corporativos, demonstrando seu compromisso em evoluir com as demandas do cenário tecnológico e proporcionar serviços de alta qualidade aos clientes.