Home Notícias Indústria Em breve exploração de uma mina de grafite no Niassa

Em breve exploração de uma mina de grafite no Niassa

Uma mina de grafite, na região de Muichi, distrito de Nipepe, na província do Niassa, norte de Moçambique, vai entrar em funcionamento a partir de 2024, uma vez que a fábrica de processamento já está 80 por cento concluída. A confirmação foi feita pelo director dos Serviços de Infra-estruturas do Niassa, Américo Chivale.

As reservas confirmadas de grafite, naquela província, estão estimadas em 50 milhões de toneladas e a mina será explorada pela empresa chinesa DH Mining Development Limited, que pretende investir 30 milhões de dólares para as operações de produção.

A empresa chinesa espera produzir 400 toneladas de grafite por dia. O minério em causa, de acordo com estudos recentes, tem qualidade suficiente para ser aplicada na indústria automóvel e na produção de equipamento eléctrico.

Para evitar problemas durante a extração, a empresa pretende construir uma ponte sobre o rio Lúrio, para ligar a mina ao porto de Nacala, na província vizinha de Nampula.

O complexo fabril de Muichi, segundo o director, vai empregar milhares de trabalhadores, mas 800 deles vão estar ligados à produção de grafite.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Exit mobile version