Quinta-feira, Setembro 19, 2024
spot_img

Em funcionamento primeiro tribunal marítimo no país

O posto foi instalado na cidade de Maputo e é o primeiro tribunal marítimo no país. Durante a cerimónia de inauguração, o presidente do Tribunal Supremo (TS), Adelino Muchanga, explicou que a implementação de tribunais marítimos vai contribuir para a afirmação da soberania territorial do Estado moçambicano.

“Os tribunais marítimos apresentam-se como um instrumento de capital importância para a viabilização de uma exploração sustentável e responsável dos recursos que a nossa biodiversidade disponibiliza”, explicou Adelino Muchanga, citado pela AIM.

Muchanga acrescentou que os tribunais marítimos vêm responder à necessidade de protecção contra a poluição marítima, a pesca ilegal, o tráfico marítimo de drogas e pessoas, a pirataria, entre outras actuais ameaças à segurança mundial.

Para a ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas (MIMAIP), Lídia Cardoso, a instalação do tribunal marítimo, não só vai reforçar a capacidade do país na defesa da soberania nacional, mas também impôs novos desafios ao ministério que dirige.

“A criação de tribunais marítimos, impôs ao Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas, a coordenação da equipa multissectorial, por força das matérias de governação do mar e o interesse directo em ter estes tribunais a funcionar para tratar, com especialidade e celeridade, as infracções do mar”, argumentou Cardoso.

O Presidente do Tribunal Superior de Recurso, Manuel Bucuane,  por sua vez, referiu que a instalação do tribunal marítimo marca o início de um novo percurso na resposta aos litígios relacionados à jurisdição marítima, fluvial e lacustre.

“Este evento inaugura uma nova etapa na resolução de contravenções marítimas, fluviais, lacustres e de outras matérias de natureza fluvial e lacustre que não sejam por lei atribuídos a outra jurisdição”, declarou.

Os tribunais marítimos foram criados através da Lei número 05/96 de 4 de Janeiro e foi deferido o funcionamento por despacho datado de 06 de Abril deste ano, sob chancela do presidente do Tribunal Supremo.

Entrevistas Relacionadas

Cimentos de Moçambique investe 60 milhões de dólares para duplicar produção em Sofala

A Cimentos de Moçambique (CM) anunciou um investimento de...

Hollard impacta mais de mil jovens moçambicanos através de iniciativas de capacitação

A Hollard Moçambique impactou positivamente a vida de mais...

Omar Mithá lidera o Conselho Consultivo de Investimento do Fundo Soberano

Omar Mithá, actual PCA do Banco Nacional de Investimentos...

MultiChoice lidera iniciativa contra pirataria digital e recebe reconhecimento global

Só no ano passado, 2023, foram eliminados cerca de...