Segunda-feira, Outubro 14, 2024
spot_img

Em meio à Pandemia: Ambiente de negócios tende a normalizar


A eclosão da Covid-19 retraiu muitos sectores da economia nacional. Mas há uma boa nova, segundo o relatório apresentado pelo Instituto Nacional de Estatística.

Dados do relatório de actividade económica recentemente publicados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) mostram que em meio à COVID-19, a actividade económica do país cresceu em Julho de 2020, comparando ao mês anterior, registando um volume de negócios de 5%.

Dados INE indicam crescimento dos sectores de alojamento, restauração e similares em 19.8% e, de indústria extractiva e transformadora, energia eléctrica (15.2%), comércio a grosso e a retalho (9.6%).

Entre os factores do crescimento do sector de indústria, apontam-se as actividades de extracção de hulha, açucareiro, indústrias de tabaco, estruturas metálicas e de lacticínios.

O sector de alojamento, renaturação e similares, um dos que mais se ressentiu com a eclosão da pandemia, saiu de uma contribuição mensal de 0,02 pontos percentuais para 0,08 de Julho a Setembro, respectivamente.

Entre os dados, sublinha-se a tendência de recuperação no emprego. Os sectores de comércio e outros serviços não financeiros foram os que mais empregaram entre Julho e Setembro, com um crescimento em 2.7% e 2.3%, respectivamente.

Entrevistas Relacionadas

Moçambique coloca 82 ME em Obrigações do Tesouro via bolsa

Moçambique colocou esta semana 5.727 milhões de meticais (82...

BdM fixa em 30 milhões de meticais capital social mínimo para fundo de garantias

O Banco de Moçambique estabeleceu o capital social mínimo...

PMI mantém-se positivo em setembro pelo quinto mês consecutivo

De acordo com o Standard Bank, que efectuou o...

GAFI destaca melhorias em Moçambique na luta contra o financiamento ao terrorismo

O Grupo Internacional de Acção Financeira (GAFI) elogiou o...