Sábado, Junho 15, 2024
spot_img

Em meio à Pandemia: Ambiente de negócios tende a normalizar


A eclosão da Covid-19 retraiu muitos sectores da economia nacional. Mas há uma boa nova, segundo o relatório apresentado pelo Instituto Nacional de Estatística.

Dados do relatório de actividade económica recentemente publicados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) mostram que em meio à COVID-19, a actividade económica do país cresceu em Julho de 2020, comparando ao mês anterior, registando um volume de negócios de 5%.

Dados INE indicam crescimento dos sectores de alojamento, restauração e similares em 19.8% e, de indústria extractiva e transformadora, energia eléctrica (15.2%), comércio a grosso e a retalho (9.6%).

Entre os factores do crescimento do sector de indústria, apontam-se as actividades de extracção de hulha, açucareiro, indústrias de tabaco, estruturas metálicas e de lacticínios.

O sector de alojamento, renaturação e similares, um dos que mais se ressentiu com a eclosão da pandemia, saiu de uma contribuição mensal de 0,02 pontos percentuais para 0,08 de Julho a Setembro, respectivamente.

Entre os dados, sublinha-se a tendência de recuperação no emprego. Os sectores de comércio e outros serviços não financeiros foram os que mais empregaram entre Julho e Setembro, com um crescimento em 2.7% e 2.3%, respectivamente.

Entrevistas Relacionadas

Cenário Fiscal de Médio Prazo (2025-2027): Despesas públicas mantém pressão sobre as finanças públicas

O Produto das medidas em curso de consolidação orçamental...

Moçambique responde ao GAFI com avaliação de ONGs: uma medida contra o financiamento ao terrorismo

O lançamento do relatório de avaliação de risco das...

Presidente da República apresentará último estado da nação em sessão Plenária de Julho

A Assembleia da República de Moçambique está programada para...

Banco de Moçambique reduz taxa de juro para 15%

O Banco de Moçambique anunciou a redução da sua...