google-site-verification: google4dbefa4932e28bfe.html
Sábado, Julho 5, 2025
spot_img

Embaixada da Suécia e SNV lançam projecto GeraSol para criação de empregos no sector de energia solar em Moçambique

A Embaixada da Suécia e a SNV, em parceria com o Instituto Industrial e Comercial (IICN) e três empresas do sector privado – Ignite, Engie Energy Access e SolarWorks – lançaram o projecto GeraSol. Este projecto, financiado pelo Governo da Suécia com 423 milhões de meticais, visa criar oportunidades de emprego para jovens, desenvolver competências sustentáveis e aumentar o acesso à energia para mitigar as mudanças climáticas.

O GeraSol oferecerá formação certificada a 3.000 jovens e identificará 2.000 deles para funções e empregos no sector de energias renováveis. O projecto visa garantir que os jovens adquiram as competências necessárias e sejam colocados em empregos assalariados e por conta própria que correspondam aos seus interesses e às exigências de expansão do sector.

A SNV será responsável pela gestão do projecto, facilitando o investimento do sector privado e o envolvimento do sector público, além de fornecer material de competências básicas às empresas para atingirem os objectivos de emprego e retenção de jovens. Por sua vez, o IICN será o centro de formação técnico-profissional do GeraSol, e as empresas contribuirão para a concepção e realização de cursos de formação que proporcionem aos jovens as competências necessárias no sector privado, além de fornecerem empregos, equipamentos, orientação e estágios para os formandos do IICN.

A Embaixadora da Suécia, Mette Sunnegrenn, destacou a importância do projecto, afirmando que “o emprego dos e para os jovens é uma prioridade fundamental para a Suécia na sua cooperação para o desenvolvimento com Moçambique, e acreditamos na expansão do mercado de energia fora da rede, tanto no que diz respeito ao fornecimento de energia limpa às populações vulneráveis quanto à criação de empregos onde é mais necessário”.

Noticias Relacionadas

HCB sob gestão exclusiva de moçambicanos

A gestão da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) empresa...

Moçambique beneficia de apoio de 43,6 milhões de dólares para reforço da energia verde

AfDB financia nova linha de transporte para escoar...

HCB Prepara expansão da capacidade de produção energética

Empresa Anuncia Estudos Técnicos para Responder à Crescente...

Conferência Internacional destaca modernização da HCB como alicerce para consolidar Moçambique como centro energético regional

Destaques Presidente da República aponta modernização da HCB como...