Sexta-feira, Dezembro 27, 2024
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Empresa Chinesa Dingsheng Minerals deve apresentar cronograma de projectos sociais em Chongoene

A empresa chinesa Dingsheng Minerals, responsável pela exploração das areias pesadas em Chibuto, na província de Gaza, deverá apresentar amanhã o cronograma de execução dos projectos de responsabilidade social relacionados com a construção do Porto de Chongoene.

O acordo entre a empresa e a administração local foi alcançado após os residentes terem bloqueado a estrada de acesso ao futuro porto em 8 de Janeiro, protestando contra a alegada falta de contratação de mão-de-obra local, principalmente jovens, e a baixa qualidade das obras de construção de uma fonte de abastecimento de água na região, entre outras questões.

No entanto, o administrador do distrito de Chongoene, Artur Macamo, negou as alegações de que a empresa não estaria contratando jovens locais, destacando que o número de candidatos supera a oferta. Ele também reconheceu que muitos jovens no distrito não têm as habilidades técnicas necessárias para trabalhar na empresa de mineração.

Sobre a qualidade das obras de construção do sistema de abastecimento de água, Macamo admitiu que a Dingsheng iniciou os trabalhos sem coordenar com as autoridades locais, resultando em erros na execução. Ele afirmou que os Serviços Distritais de Planeamento e Infra-estruturas de Chongoene estão corrigindo o problema.

O Porto de Chongoene é considerado uma alternativa para reduzir os custos de transporte de minério de ferro para exportação e estimular a competitividade da região. Com um potencial económico de mais de 100 anos, os depósitos de areias pesadas de Chibuto são considerados alguns dos maiores do mundo.

A exportação das areias pesadas de Chibuto poderá começar ainda este semestre, com a conclusão e entrada em operação da doca de Chongoene, que será utilizada para atracar embarcações. As obras, que totalizam mais de US$ 300 milhões, são financiadas pela Dingcheng Minerais, SA, empresa de capitais chineses.

A doca de Chongoene, projetada para receber embarcações de até cinco mil toneladas, está sendo equipada com três gruas, duas das quais com capacidade para manusear 45 toneladas cada, e uma menor, de 25 toneladas. Inicialmente, está previsto o embarque diário de 20 mil toneladas de carga, com expectativa de aumentar para 40 mil toneladas em 2025.

Além das areias pesadas de Chibuto, a doca também servirá para a exportação das areias pesadas de Chongoene e Mandlakazi, cuja exploração está prevista para breve.

As operações de descarregamento e armazenamento das areias pesadas devem começar em Dezembro, após a conclusão das obras de infra-estrutura, que incluem a construção de armazéns, dormitórios, escritórios e do desembarca douro.

A entrada em operação da doca é esperada para impulsionar o desenvolvimento do distrito de Chongoene, criando oportunidades de negócios e beneficiando a comunidade em termos de responsabilidade social e corporativa. Cerca de 100 famílias afectadas pelas obras de alargamento e asfaltarem da estrada já receberam compensações.

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