A Lusitania Investment Capital LLC, uma empresa com sede nos Estados Unidos da América, está a negociar com a produtora de açúcar Tongaat Hulett, listada na Bolsa de Valores de Joanesburgo, desde Janeiro deste ano, sobre uma possível aquisição das operações deste grupo em Moçambique.
A Lusitania Investment Capital ofereceu à Tongaat Hulett até R3,5 Bilhões de Rands (o equivalente a 220 milhões de dólares americanos) para a transação de acções integrais das operações de açúcar do grupo em Moçambique.
O valor inclui as participações totais da Tongaat Hulett nas operações agrícolas e industriais em Xinavane e Mafambisse.
Com uma pilha de dívida acumulada de 6,8 mil milhões de randes, a recapitalização planeada com uma injecção de cinco mil milhões de randes, via emissão de direitos, para reduzir a dívida, sofreu um grande golpe por depois de uma decisão do Takeover Regulation Panel (TRP), da África do Sul, que retirou uma isenção anteriormente concedida à empresa da obrigação de fazer uma oferta obrigatória aos seus accionistas.
Recentemente, a Tongaat Hulett adiou a divulgação dos seus resultados anuais para o exercício encerrado em Março de 2022 para uma data desconhecida.
A venda dos activos de Moçambique pode ser a solução para a liquidação de quase metade da dívida do grupo.
Contactada para comentar, a Lusitania respondeu, por e-mail, que “a empresa está envolvida em várias operações em todo o continente africano com o objectivo de desenvolver operações de crescimento sustentável de alimentos, agronegócios e agroindústria que lidam com a segurança alimentar” e é nesse contexto que pretende investir em Moçambique.