A SNV Moçambique, Organização Holandesa de Desenvolvimento, através do projecto de Desenvolvimento de Cadeias de Valor e Oportunidades de Emprego para Jovens, OYE, está a trabalhar desde 2021 com 33 comunidades do distrito de Montepuez, Balama e Namuno na promoção da resiliência económica na agricultura para deslocados internos.

Num horizonte temporal de 2 anos, esta intervenção que conta com o financiamento do Reino dos Países Baixos e o apoio do governo local, surge pela necessidade de melhorar as perspectivas económicas dos deslocados internos, além de apoiar as comunidades de acolhimento afectadas pela situação de insegurança na província de Cabo Delgado. Desde o início deste flagelo, estima-se que mais de 732.227 pessoas tenham sido deslocadas internamente em todo o país, sendo a maior parte (90 por cento) na província de Cabo Delgado.

Como forma de reduzir a pressão social e apoiar as comunidades, em 2021, a SNV Moçambique com o apoio do Governo da província de Cabo Delgado, iniciou a implementação da componente de IDPs, como forma de gerar o auto-emprego e o desenvolvimento da capacidade agrícola através do aumento da produção e da produtividade agrícola e a melhoria dos meios de subsistência naquela região do país.

O grupo de beneficiários é composto por jovens com idades compreendidas entre 18 e 30 anos, oriundos de diferentes pontos de Cabo Delgado com destaque para Mocímboa da Praia, Muidumbe e Macomia. Uma característica comum dos deslocados internos, é que na sua maioria, perderam os seus bens, membros das suas famílias e movimentaram-se para Montepuez, Balama e Namuno na esperança de iniciar uma vida nova.

Com o projecto OYE, estes jovens receberam kits de insumos agrícolas, compostos por sementes certificadas de hortícolas, fertilizantes, pesticidas, regadores, pulverizadores, enxadas, catanas, entre outros materiais. Uma vez que boa parte deles vem de uma região costeira e sem experiência no sector de agricultura, a SNV está a fornecer assistência técnica sobre novas tecnologias agrícolas com destaque para as técnicas de agricultura de conservação bem como apoio nas ligações com as empresas locais para a comercialização dos seus produtos.

“Sou natural de Muidumbe e vim para Montepuez porque estava a fugir da guerra. Na minha terra eu era pescador e estava acostumado a trabalhar no mar mas hoje com o projecto OYE estou a aprender a trabalhar com agricultura. Já aprendi a preparar a terra, a fazer canteiros e técnicas de irrigação. Não vejo a hora de começar a colher os produtos da machamba e poder construir uma casa nova para a minha família.” – Augusto Agostinho, jovem de 20 anos de idade deslocado do distrito de Muidumbe.

Espera-se com esta intervenção, aumentar o emprego dos jovens deslocados e das comunidades de acolhimento através da sua inclusão nas cadeias de valor agrícola, melhorar o desempenho dos deslocados, incluindo das empresas agrícolas bem como melhorar o ambiente para a coexistência dos deslocados e das comunidades de acolhimento.

Desde o seu início, o projecto já apoiou cerca de 1202 famílias sendo que até o final do ano de 2022 a meta é alcançar 1.500 famílias de jovens deslocados nas comunidades de acolhimento em Montepuez.

Implementado pela SNV desde 2019 e em parceria com a Technoserve, o projecto OYE tem a duração de quatro anos e conta com o financiamento da Embaixada do Reino dos Países Baixos no valor de 11,150,000.00 Euros. O projecto traz uma abordagem no mercado com forte enfoque na criação de oportunidades económicas em cadeias de valor de elevado potencial (soja e horticultura) e de emprego para jovens e mulheres.

Sobre a SNV

SNV, Organização Holandesa de Desenvolvimento é uma ONG, sem fins lucrativos, presente em Moçambique desde 1995, que trabalha directamente com comunidades vulneráveis bem com governo e com sector privado em 24 países, com objectivo de aumentar a renda das pessoas e o acesso a serviços básicos nos sectores de Agricultura, Energia e água.

Website: www.snv.org/country/mozambique

Website: https://snv.org/country/mozambique

Facebook: https://web.facebook.com/snvmoz

Twitter: https://twitter.com/MocambiqueSnv

Instagram: https://instagram.com/snvmoz?igshid=YmMyMTA2M2Y=

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui