Quarta-feira, Agosto 27, 2025
spot_img

Empresa Francesa SGS vence concurso para controlo de minérios de Moçambique

O Governo moçambicano anunciou no início desta semana que a empresa francesa SGS ganhou o concurso internacional para supervisionar as quantidades, preços e especificações dos minérios extraídos e exportados de Moçambique.

O vice-ministro da Economia e Finanças, Amílcar Tivane, afirmou à Lusa que a companhia “vai assegurar a verificação das especificações, dos preços e das quantidades dos produtos mineiros”. A SGS já está no terreno para elaborar um plano de acção e assinou um contrato de três anos com as autoridades moçambicanas, aguardando apenas a aprovação do Tribunal Administrativo.

Amílcar Tivane enfatizou que a SGS é uma empresa com “ampla experiência e renome internacional” no sector. Ele defendeu que os relatórios mensais apresentados pelas empresas do sector mineiro estejam consoante as regras de controlo das quantidades, especificações e preços.

A intervenção da SGS está alinhada com o compromisso do Governo moçambicano de corrigir as falhas no controlo dos minérios extraídos e exportados do país africano. “Há falta de informação em alguns relatórios”, declarou, sublinhando que “Moçambique é rico em recursos naturais e deve aproveitar isso ao máximo”.

Noticias Relacionadas

Assinados contratos das primeiras 3 garantias do Fundo de Garantia Mutuária

No âmbito da realização, em Ricatla, Distrito de Marracuene,...

Governo lança Fundo de Garantias Mutuárias num valor de 40 milhões de dólares

Foi lançado, o Fundo de Garantias Mutuárias, em Ricatla,...

TICAD-9 aponta Moçambique como beneficiário directo de investimentos em transporte, energia e conectividade digital

O sector de infra-estruturas em Moçambique será um dos...

Trinta países confirmam presença na FACIM-2025

Preparativos da exposição estão em 90 por cento Pelo...