Saturday, August 22, 2026
spot_img

TOTALENERGIES e MASDAR criam gigante das energias renováveis na ÁSIA em parceria avaliada em 2,2 mil milhões de dólares

Empresa francesa presente em Moçambique e grupo emiratista consolidam activos solares, eólicos e de armazenamento em nove países asiáticos, com capacidade operacional inicial de três gigawatts

A petrolífera francesa TotalEnergies e a empresa emiratista de energias renováveis Masdar assinaram um acordo para a criação de uma joint venture avaliada em 2,2 mil milhões de dólares, que consolida as actividades de energia renovável terrestre de ambas as companhias em nove países da Ásia. O anúncio, feito através de um comunicado conjunto, representa um dos maiores movimentos estratégicos no sector das renováveis na região neste ano.

A nova entidade combinará activos comparáveis das duas empresas, oferecendo, numa fase inicial, uma capacidade operacional de três gigawatts e seis gigawatts em fase avançada de desenvolvimento, com entrada em operação prevista antes de 2030.

De acordo com o comunicado conjunto, a joint venture será o veículo exclusivo de ambas as empresas para desenvolver, construir, deter e explorar projectos de energia solar, eólica e de armazenamento em baterias no Azerbaijão, na Indonésia, no Japão, no Cazaquistão, na Malásia, nas Filipinas, em Singapura, na Coreia do Sul e no Usbequistão.

A motivação estratégica da parceria foi exposta por Sultan Al Jaber, Ministro da Indústria e Tecnologia Avançada dos Emirados Árabes Unidos e presidente da Masdar. Segundo Al Jaber, a Ásia será o principal motor do crescimento da procura global de electricidade durante esta década, e a colaboração com a TotalEnergies permitirá acelerar a presença de ambas as companhias no continente.

Do lado da TotalEnergies, o presidente executivo Patrick Pouyanné sublinhou que o acordo reúne dois grandes actores do sector das energias renováveis para criar um líder na Ásia, gerando mais valor do que se as empresas actuassem de forma isolada. A nova parceria contará com cerca de 200 colaboradores provenientes de ambas as empresas, sendo a equipa de gestão anunciada nas próximas semanas.

A concretização formal do acordo está ainda sujeita a aprovações regulatórias e ao cumprimento de determinadas condições, num processo que as duas partes prevêem concluir em tempo útil para responder à acelerada expansão da procura de electricidade na Ásia.

A TotalEnergies é uma das maiores empresas do sector energético com presença em Moçambique, onde detém participação no megaprojecto de gás natural liquefeito de Cabo Delgado cujas operações se encontram suspensas desde 2021 na sequência da insurreição armada na província e na distribuição de combustíveis e lubrificantes no mercado nacional.

A expansão da empresa no sector das renováveis em parceria com a Masdar insere-se numa reorientação estratégica global da companhia rumo à diversificação da sua carteira energética, num contexto de pressão crescente dos mercados e dos reguladores para a redução da dependência dos combustíveis fósseis.

Fonte: Plataforma Media

Noticias Relacionadas

Moçambique prepara incentivos fiscais para acelerar expansão do GNV

Moçambique prepara um novo pacote de incentivos fiscais para...

Agência Internacional de Energia prevê redução da demanda de petróleo em 2026

A procura mundial por petróleo deverá cair 1,6 milhão...

ExxonMobil e parceiros atribuem contratos de US$1,1 mil milhões para avançar Rovuma LNG

A ExxonMobil Moçambique, em representação dos parceiros da Área...

Nova lei da electricidade muda regras para investir no sector

Nova lei do sector electridade abre caminho a mais...