Wednesday, January 21, 2026
spot_img

Empresárias queixam-se de burocracias no acesso ao financiamento

São mulheres que actuam em diferentes áreas de actuação que vêem muitos dos seus projectos parados e não conseguem dar continuidade.

Uma das mulheres que aceitou partilhar as “dores” de outras com “O País” fala de inúmeros desafios que enfrentam no sector, agudizado pela falta de financiamento.

“Um dos grandes desafios é reconhecer-se o papel igual da mulher e dos homens, no desenvolvimento dos negócios. O outro é a questão de financiamento, mas o que queremos discutir com as nossas mulheres é como é que podemos encontrar mecanismos para ultrapassar este constrangimento sobre o financiamento”, disse Teresa Muenda, secretária-geral da Câmara de Comércio de Moçambique.

Muenda acrescentou que a sua instituição sempre pautou pela inclusão, por isso tem desenvolvido vários projectos que incluem as mulheres, como a Conferência de Negócios para África, onde a organização mobilizou mulheres que apresentaram os seus projectos aos investidores.

“A maior parte dos investidores são precipitantes no negócio, mas a banca exige colaterais que, muitas vezes, as mulheres não têm. Além disso, o processo para acesso ao financiamento é bastante burocrático. Há algumas linhas destinadas às mulheres, na banca, mas a taxa de jurus é alta e os processos são complexos”, explicou a fonte.

Foi nesta senda que a Câmara de Comércio de Moçambique e a sua congénere de Estugarda, na Alemanha, assinaram um memorando de entendimento.

“Com este memorando, iremos redobrar o nosso desempenho que concorre para quebrar as barreiras que as mulheres enfrentam para o desenvolvimento e liderança perante o negócio no ramo empresarial e no empreendedorismo”, explicou Álvaro Massingue, presidente da Câmara do Comércio de Moçambique.

Noticias Relacionadas

Money Savvy Mozambique lança programa de educação financeira para cadeia de valor do agronegócio em Marracuene

A Money Savvy Mozambique, representada pela sócia-gerente Dra. Sany...

Feira de Emprego junta empresas e candidatos em busca de novas oportunidades

O Instituto Nacional de Emprego (INEP), em colaboração com...

Empreendedoras moçambicanas chamadas a candidatar-se a financiamento e assistência técnica

A Goodwell, em parceria com o programa IYBA-WE4A (Investing...

Empreendedores moçambicanos entre os 3 mil seleccionados pelo Banco UBA para beneficiar de 15 M$

United Bank for Africa (UBA) seleccionou 3 mil jovens...