Sábado, Abril 20, 2024
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Empresários avaliam negativamente isenção do IVA nos produtos básicos

Falando numa Conferência de Imprensa, João Mathombe, da Associação dos Produtores de Óleos e Sabões (AIOPA) esclareceu que a isenção do IVA no Açúcar, Óleo Alimentar e Sabões não está a ter efeitos positivos no preço ao consumidor final.

João Mathombe aponta vários factores, sendo de destacar o aumento do custo das matérias-primas em cerca de 371,5% para os óleos e 62,2% para os sabões. Tendo em conta que, no mesmo período, os preços de mercado destes produtos subiram, respectivamente, 68% e 33%, pode-se concluir que esta subida dos custos das matérias-primas não foram repassados na totalidade para os preços do mercado.

Como resultado do trabalho de monitoria feito pela CTA sobre o impacto da isenção do IVA e, olhando para todas componentes, nota-se que, sem a isenção do IVA, o preço médio ao consumidor do óleo estaria MZM 146,25 contra os MZM 125,00 praticados no mercado, havendo um benefício claro de MZM 21,25 por litro; na componente dos sabões, nota-se que o preço médio, sem isenção, estaria MZM 73,71 contra os actuais MZM 63,00 praticados, um benefício estimado em MZM 10,71.

Os benefícios são, também evidentes no custo da cesta básica estimado em MZM 3 469,39 contra os MZM 4 059,18 que custaria, sem isenção do IVA, o que se consubstancia numa poupança estimada em MZM 589,79 para o consumidor.

“A CTA, com os seus membros, com destaque para a Indústria de Açúcar, Óleo Alimentar e Sabões, têm estado a trabalhar com o Governo visando encontrar soluções de equilíbrio a médio e longo prazo de modo a garantir a consolidação da indústria local e a competitividade regional e internacional”, esclareceu João Mathombe,

Para Mathombe, uma avaliação dos preços, sem tomar sequer em consideração o custo, quer da matéria-prima, bem como da produção, pode conduzir a resultados pouco realísticos.

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