Quinta-feira, Novembro 7, 2024
spot_img

Empresas portuguesas utilizam IA para reduzir perdas de água em Maputo

LTPlabs e a MAAT, empresas portuguesas,desenvolveram uma solução tecnológica com recurso a Inteligência Artificial (IA) para apoiar a gestão da Águas da Região Metropolitana de Maputo (AdRMM), com o objectivo de reduzir as perdas e aumentar a eficiência nos serviços.

A LTPlabs, especialista em análise avançada de dados, em parceria com a consultora MAAT, implementou medidas que permitem a redução de despesas e perdas comerciais e físicas, além do aumento da eficiência nos serviços de água. Uma das iniciativas foi a criação de um chatbot no Telegram para ajudar os colaboradores a resolver problemas com fugas de água e cobrança do serviço aos consumidores, resultando em milhares de euros poupados.

A avaliação da situação da AdRMM identificou problemas ao nível de perdas físicas devido à fraca monitorização da rede, ausência de manutenção preventiva, custos energéticos elevados, entre outros. Com o apoio das empresas portuguesas, foi criada uma estratégia para solucionar esses problemas, estimando-se uma poupança anual de pelo menos 6,5 milhões de meticais.

Bruno Batista, Director da LTPlabs, afirmou: “Estamos muito satisfeitos com as soluções apresentadas. Tratou-se de um projecto bastante abrangente onde trabalhámos na melhoria do sistema, desde a operação até ao cliente final, incluindo também um programa de incentivos para a utilização responsável da água, um relatório constante de avarias, fugas e problemas e novas modalidades de facturação. O problema é sério e contamos com o apoio essencial da MAAT para adaptar as necessidades do País à capacidade de execução”.

Entrevistas Relacionadas

Empresas activas em Moçambique cresceram 2,2% para quase 92 mil em 2023 – INE

O número de empresas em atividade em Moçambique em...

Missão empresarial a Qatar: CTA apresenta oportunidades de investimento

Mais de 20 empresas moçambicanas dos vários ramos de...

Hollard impacta mais de mil jovens moçambicanos através de iniciativas de capacitação

A Hollard Moçambique impactou positivamente a vida de mais...

GALP explica razões que levaram a desinvestir em Moçambique  

A Galp, multinacional energética portuguesa, que concluiu recentemente o...