Engen e Vivo Energy unificadas para criar um líder Pan-Africano no sector de Energia

O grupo combinado terá mais de 3.900 estações de serviço e mais de dois mil milhões de litros de capacidade de armazenamento em 27 países africanos. A Engen é o líder claro do mercado na África do Sul e tem cerca de 1.300 estações de serviço em sete países africanos. Vivo Energy é um importante retalhista e distribuidor pan-africano de combustíveis e lubrificantes para clientes comerciais e retalhistas, com mais de 2.600 estações de serviço em 23 países africanos, utilizando as marcas Engen e Shell.

A PETRONAS irá vender a sua participação de 74% na Engen à Vivo Energy. O Grupo Phembani, parceiro de longa data da PETRONAS em África e accionista da Engen B-BEE, continua a sua forte associação com a Engen e continuará a investir como accionista de 21% no negócio sul-africano. A transacção irá beneficiar ainda mais os trabalhadores da Engen através de um programa de participação de 5% dos trabalhadores recentemente implementado, onde a Engen South Africa será detida em 26% por partes anteriormente desfavorecidas.

Stan Mittelman, CEO da Vivo Energy, afirmou: “O foco da Vivo Energy tem sido investir para fazer crescer o nosso negócio, e estou orgulhoso por termos mais do que duplicado o tamanho da nossa rede desde a nossa formação em 2011. A quatro anos, adquirimos o negócio Engen em oito mercados africanos, e desde então temos trabalhado para os melhorar e desenvolver. A aquisição pela Vitol de 100% da Vivo Energy no ano passado traz mais oportunidades de crescimento ainda mais rápido. A conclusão desta transacção, que reúne a marca Engen em toda a África, será uma mudança radical no nosso crescimento e representa um compromisso significativo para com o mercado sul-africano, ao mesmo tempo que melhora a carteira da Vivo Energy noutros mercados importantes”.

Relacionado  Participação de Moçambique no gasoduto da Sasol financiado por fundo sul-africano

Seelan Naidoo, Director Geral e Director Executivo da Engen disse: “Esta é uma oportunidade excitante para a Engen construir sobre a sua posição de líder de mercado na África do Sul e numa série de países da África Austral. Permite-nos alavancar a nossa forte equidade de marca, a nossa presença de liderança no retalho, a nossa extensa capacidade de cadeia de fornecimento e o nosso incomparável serviço ao cliente para sermos um dos principais contribuintes para a Vivo Energy e para a ambição da Vitol de construir um líder pan-africano de energia mais forte e mais bem sucedido. A Engen está entusiasmada por se tornar parte do negócio alargado e isto irá criar o nosso negócio para ser mais forte e mais bem sucedido do que nunca”.

Phuthuma Nhleko, Presidente e Co-fundador do Grupo Phembani, afirmou: “O Grupo Phembani orgulha-se de ter sido um accionista a longo prazo da Engen desde 1999, associando-se à PETRONAS e ajudando a tornar a Engen numa valiosa marca corporativa sul-africana, satisfazendo as necessidades de milhões de sul-africanos. Temos o prazer de estabelecer uma parceria com a Vivo Energy na próxima fase de crescimento da Engen. Estamos confiantes de que juntos apoiaremos o crescimento contínuo da Engen, permitindo-lhe realizar a sua visão”.

Chris Bake, Presidente da Vivo Energy, disse: “A Vivo Energy tem sido uma história de sucesso desde o seu início. Tem crescido consistentemente, tanto organicamente como através do investimento em activos de qualidade moderna. Tem uma equipa de gestão altamente profissional e capaz com um profundo conhecimento das necessidades energéticas únicas de África. A Engen é líder de mercado na África do Sul e esta poderosa combinação irá beneficiar clientes na África do Sul e em todo o continente”.

Relacionado  TotalEnergies mapeia realidade económica de Cabo Delgado  

A transacção está actualmente pendente de aprovações regulamentares e de cumprimento de condições precedentes.

O Rand Merchant Bank (uma divisão do FirstRand Bank Limited) e o Standard Bank aconselharam a Vivo Energy. Morgan Stanley e Rothschild & Co são consultores da PETRONAS sobre esta transacção.

Fim

Notas aos editores:
Contactos com os meios de comunicação social:
Gavin Smith, Engenheiro
+27 214 034 312
gavin.smith@engenoil.com

Rob Foyle, Vivo Energy
+44 7715 036 407
rob.foyle@vivoenergy.com

Andrea Schlaepfer, Vitol
+44 20 7973 4230
acs@vitol.com

Sobre a Vivo Energy:

A Vivo Energy opera e comercializa os seus produtos em países do Norte, Oeste, Este e Sul de África. O Grupo tem uma rede de mais de 2.600 estações de serviço em 23 países que operam sob as marcas Shell e Engen e exporta lubrificantes para uma série de outros países africanos. A sua oferta a retalho inclui combustíveis, lubrificantes, serviços de cartões, lojas, restaurantes e outros serviços não relacionados com combustíveis. Fornece combustíveis, lubrificantes e gás de petróleo liquefeito (GPL) a clientes empresariais em vários sectores, incluindo o naval, aviação, mineração, construção, energia, transporte e manufactura. Continua a desenvolver soluções energéticas inovadoras para melhorar a sustentabilidade.

A Empresa emprega cerca de 2.700 pessoas e tem acesso a mais de 1.000.000 metros cúbicos de capacidade de armazenamento de combustível. A joint venture do Grupo, Shell e Vivo Lubricants B.V., fontes, misturas, embalagens e fornecimentos de lubrificantes da marca Shell em fábricas em seis países.

Para mais informações sobre a Vivo Energy, visite por favor www.vivoenergy.com

Sobre o Engen:

Engen é um grupo energético de base africana centrado na comercialização de petróleo, lubrificantes e fluidos funcionais, químicos e ofertas de conveniência a retalho, através de uma extensa rede de mais de 1.300 estações de serviço em 7 países da África subsaariana e das ilhas do Oceano Índico. A Engen também exporta os seus produtos para vários outros territórios. As nossas principais funções são o fornecimento e distribuição de produtos petrolíferos refinados primários, através da nossa extensa rede de retalho.

Relacionado  Presidente da República apela à retomada dos projectos de gás  em Cabo Delgado  

Engen é a estação de serviço preferida da África do Sul e a marca de petróleo “mais fresca”, uma empresa que define tendências da indústria e líder de mercado orientada para o cliente com a nossa promessa de marca “Connosco, você é o Número Um”.

Para mais informações sobre o Engen, por favor visite www.engen.co.za

Sobre Vitol:

Vitol é um líder no sector da energia com presença em todo o espectro: desde o petróleo até à energia, energias renováveis e carbono. Comercializa 7,6 milhões de barris por dia de petróleo bruto e produtos, e freta cerca de 6.200 viagens de navios por ano.

Os clientes de Vitol incluem companhias petrolíferas nacionais, multinacionais, empresas industriais líderes e empresas de serviços públicos. Fundada em Roterdão em 1966, hoje Vitol serve clientes de cerca de 40 escritórios em todo o mundo e é investida em activos energéticos a nível global, incluindo: 16 m3 de armazenamento a nível mundial, 500 k b/d de capacidade de refinação, mais de 6.400 estações de serviço e uma carteira crescente de activos de energia transitória e renovável. As receitas em 2021 foram de 279 mil milhões de dólares.

Para mais informações sobre Vitol, por favor visite www.vitol.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui