Friday, December 5, 2025
spot_img

ENGIE Energy ilumina Centro de Saúde de Musserepa no Niassa

Cada sistema solar é composto por 15 lâmpadas, painéis solares, carregadores de celular e baterias. O apetrachamento da unidade hospitalar com o material agradou à população local e aos colaboradores do Centro, pois acreditam que o mesmo vai facilitar a prestação de serviços aos utentes.

É o caso de Augusto Buanaússe e Patrícia Baissone, representante da comunidade de Musserepa e colaboradora da unidade hospitalar, respectivamente, que prometeram contribuir para a conservação da infraestrutura hospitalar.

“Era muito difícil trabalhar em Musserepa a noite. Por vezes tínhamos que usar lanternas de telefone. Com a montagem deste sistema de painéis vamos ter o centro iluminado e estamos muito felizes porque vamos melhorar as nossas condições de trabalho”, disse um dos entrevistados.

A intenção de conservar a unidade hospital sublinhada por Felisberto Mangue, Secretário permanente do Distrito de Mandimba, que pediu aos líderes locais a zelarem pela segurança e proteção do material recebido.

“Queremos pedir aos líderes comunitários para, junto da comunidade, envolverem-se e a apropriarem-se da unidade sanitária para controlarem e não admitirem que vândalos danifiquem esta insfraestrutura, pois nós como população de Musserepa é que sairemos a perder”, apelou.

O Centro de Saúde de Musserepa assiste a mais de sete mil habitantes. O distrito ainda não está ligado à rede eléctrica nacional, por isso constituia um desafio iluminar àquela unidade hospitalar.

A iniciativa é da ENGIE Energy Access Moçambique, no âmbito da sua responsabilidade social para o desenvolvimento das comunidades. A directora de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios da ENGIE, Alexandra Links, afirmou que a acção foi feita pensando nas limitações que a população enfrentava na busca dos cuidados da saúde.

“Ao escolher a província de Niassa como próximo passo de expansão da energy Access Moçambique, fizêmo-lo porque conhecemos a importância deste local e o potencial que possui. Estamos cientes dos desafios enfrentados pela comunidade local, especialmente nas áreas rurais onde o acesso à energia é limitado. Por isso, estamos empenhados em oferecer soluções acessíveis e de qualidade para melhorar a vida das pessoas”, disse Links.

A ENGIE Energy Access Moçambique, líder na indústria de energia solar Pay-As-You-Go (PAYGo), iniciou as suas operações no país, em 2019, como parte da ambição da ENGIE de expandir a sua presença em África e conta agora com mais de 150 mil clientes em todo o país.

 

Noticias Relacionadas

Desporto, Cultura e Turismo brilham na 2.ª edição do Beach Polo Mozambique

A 2.ª Edição do Beach Polo Mozambique consolidou-se este...

Receitas Fiscais: HCB lidera ranking nacional de contribuintes em duas categorias fiscais

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) foi distinguida pela...

INE Regista aumento de 0,47% nos preços em Outubro

O país voltou a registar uma aceleração dos preços...

Vodacom lança campanha “chegou o VerOn” com prémios fantásticos para aquecer o verão

A Vodacom Moçambique lançou a campanha de Verão “Chegou...