Home Notícias Energia Eni lucra 4,2 bilhões de euros no 2º trimestre de 2023

Eni lucra 4,2 bilhões de euros no 2º trimestre de 2023

Os lucros da petrolífera italiana Eni cairam em 41 por cento, no segundo trimestre deste ano, ao reportar uma receita avaliada em 4,2 bilhões de euros contra 7 bilhões do igual período de 2022. Apesar de ter baixado o lucro, a empresa indica que foi resiliente face às adversidades decorrentes.

A queda de 30 por cento no preço do petróleo bruto e com o preço do gás e margem de refino abaixo de 60 por cento são apontadas pela firma como tendo contribuído para o declínio dos lucros durante o período em referência.

Segundo um relatório da empresa intaliana, a resiliência da empresa no período em alusão, é justificada por operações que foram levadas a cabo nos últimos meses, que incluem ainda, acções desenvolvidas em Moçambique.

O documento indica que no segundo trimestre de 2023, a produção de hidrocarbonetos foi, em média, entre 1,61 milhão de barris de óleo equivalentes por dia (boe/d)  e  1,63 milhão de boe/d, um aumento de 2 por cento em comparação com o segundo trimestre de 2022 em que foi de até 1 por cento.

A firma refere que a produção foi, a título de exemplo, suportada pelo aumento do negócio (ramp-up) em Moçambique e México, na Argélia, no Cazaquistão, bem como na Indonésia e no Iraque.

Além disso, em Junho passado, a Eni assinou com a petrolífera privada franco-británica, Perenco, o acordo para a venda da sua participação em diversas licenças de produção no Congo. O valor da transação é de aproximadamente 300 milhões de dólares americanos.

Neste mês, a petrolífera adquiriu os activos de desenvolvimento e produção da Chevron no offshore da Indonésia. A operação garantirá o desenvolvimento acelerado dos projectos em andamento na área. Esta aquisição também está alinhada com a estratégia de transição energética da Eni para aumentar a participação da produção de gás natural para 60 por cento até 2030, diz o relatório.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Exit mobile version