Tuesday, May 5, 2026
spot_img

EUA apoia melhoria da nutrição na província da Zambézia

Este programa, chamado  Okhokelamo ni Solho  (“nutrição resiliente” em Elomwe), tem como alvo a desnutrição infantil crônica. 

A má nutrição na primeira infância prejudica o desenvolvimento ao longo da vida e a zona rural da Zambézia mostra indicadores particularmente altos: 45 por cento das crianças menores de cinco anos de idade são raquíticas e 77 por cento são anêmicas. 

As atividades do programa concentram-se nas necessidades nutricionais de mães, crianças pequenas e meninas, envolvendo líderes comunitários e coordenando as unidades de saúde do governo.

Como apoio adicional, o programa distribuirá produtos ricos em nutrientes para famílias carentes durante a estação chuvosa, quando a diversidade alimentar é acentuadamente menor. O ciclone tropical Freddy, que atingiu a província da Zambézia em março de 2023, demonstra a necessidade de comunidades resilientes e preparadas nos  distritos participantes de  Okhokelamo .

Para maximizar o seu impacto na resiliência, a actividade foi concebida para trabalhar em estreita colaboração com outras actividades alimentares e nutricionais da USAID centradas na Zambézia, como parte da iniciativa Alimentar o Futuro (FTF). 

A ONG internacional Save the Children servirá como principal parceira de implementação para o projeto Okhokelamo de cinco anos e $ 75 milhões   , com parceiros locais baseados na Zambézia fornecendo apoio importante à liderança, pessoal e atividades do projeto.

O avanço da nutrição materna e infantil é um componente crítico da assistência mais ampla do governo dos EUA em Moçambique. 

Em estreita colaboração com o Governo da República de Moçambique, o Governo dos EUA fornece mais de US$ 700 milhões em assistência anual para melhorar a qualidade da educação e da saúde, promover a prosperidade econômica e apoiar o desenvolvimento geral da nação.

Noticias Relacionadas

Fitch desce ‘rating’ de Moçambique para ‘CC’ e agrava percepção de risco de crédito

A agência internacional de notação financeira Fitch Ratings rebaixou...

Aprovados novos salários mínimos

O Governo acaba de aprovar novos salários mínimos, com...

Perspectivas Económicas para 2026 juntam parceiros e classe empresarial no BCI

O BCI acolheu, esta Terça-feira (15), no seu Auditório,...

Moçambique e Banco Mundial selam nova parceria estratégica avaliada em seis mil milhões de dólares

Ministra das Finanças, Carla Loveira, reuniu-se em Washington com...