Segunda-feira, Maio 13, 2024
spot_img

EUA financia projetos de desenvolvimento em Moçambique

Além de apoiar projetos de investimento, o Exim Bank também pretende participar dos estudos de viabilidade para a sua implementação.

A disponibilidade do Exim Bank foi partilhada recentemente, durante uma reunião em Washington, entre o ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos de Moçambique, Carlos Mesquita, e representantes de agências financeiras norte-americanas.

Entre outros itens da agenda, o encontro visava a apresentação de projectos específicos de infra-estruturas a serem executados em parceria com empresas norte-americanas e por elas financiados.

Na ocasião, Carlos Mesquita partilhou vários projectos estruturantes num encontro com a presidente do EXIM Bank, Reta Jo Lewis, dedicado à concessão de créditos e exportação de bens e serviços com o intuito de gerar postos de emprego.

Entre os projectos partilhados pelo executivo moçambicano, destacam-se a reabilitação de 130km da estrada Nametil-Moma em Nampula, avaliado em 110 milhões de dólares, 334 km de estrada de Bene a Zumbo, província de Tete, orçada em 340 milhões de dólares e a construção da barragem de Muera, na província de Cabo Delgado, orçada em cerca de 120 milhões de dólares.

“Durante a reunião ficou definido que em breve serão constituídas equipas técnicas para aprofundar a análise destes projetos e definir um plano de ação para o seu desenvolvimento”, explicou Andrew Herscowitz, membro da Comissão de Investimentos responsável pela elaboração de estratégias de desenvolvimento para o DFC (USA Finance and Development Agency) que, em parceria com o sector privado, financia projetos nos setores de energia, infra-estrutura básica e tecnologia da informação e comunicação.

Em 2020, o EXIM BANK aprovou cerca de 5 mil milhões de dólares em financiamento direto para o projeto Mozambique LNG a ser implementado pela TotalEnergies e seus parceiros na Bacia do Rovuma, no extremo norte de Moçambique.

Entrevistas Relacionadas

TRAC: Fim da concessão no corredor de Maputo previsto para 2028

Após 26 anos de operações, a Trans African Concessions...

Taxa de juros de referência vai descer para 22,30 em Maio

A Associação Moçambicana de Bancos (AMB) anunciou nesta Quarta-feira...

Governo analisa proposta de aumento de salário mínimo

O salário mínimo em Moçambique, actualmente em 4791 meticais,...

Missão do FMI pretende avaliar a situação económica no país

O Fundo Monetário Internacional (FMI) realizará no próximo mês...