Tuesday, October 14, 2025
spot_img

Exportações de feijão-bóer de Moçambique excedem expectativas, apesar de disputas comerciais

Apesar do clima tenso entre os exportadores, Moçambique superou as metas de exportação de feijão-bóer, especialmente para o mercado indiano, no ano passado.

O ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, revelou que foram expedidas mais de 245 mil toneladas para a Índia, ultrapassando a meta anual de pouco mais de 200 mil toneladas, durante o lançamento da XIX Conferência Anual do Sector Privado, em Maputo, evento organizado pela Confederação das Associações Económicas (CTA) em conjunto com o Ministério da Indústria e Comércio.

“O processo de exportação dos produtos agrícolas correu normalmente. Há desafios do ponto de vista de qualidade e do processo de documentação que nós fazemos, mas estamos a melhorar”, explicou Moreno.

Além do mercado indiano, que é um dos principais destinos das leguminosas, Moçambique também exportou para os Emirados Árabes Unidos e Inglaterra.

Em relação ao litígio envolvendo duas empresas que exportam o feijão-bóer, o ministro recomendou que apostem no diálogo, destacando que esta é a via mais favorável para resolver o impasse sem interferir no normal decurso da actividade comercial do país.

“O Governo sempre cumpriu o seu papel. Não só chama as partes como também recorda as regras do comércio internacional. Há aspectos que um actor do comércio não pode fazer”, enfatizou, acrescentando que o papel do Executivo no diferendo é assegurar que as empresas e as instituições públicas não sejam afectadas.

Noticias Relacionadas

INE: Aumento ligeiro dos preços em Agosto marca retorno da inflação

Depois de quatro meses consecutivos em terreno negativo, os...

Governo distingue maiores exportadores e investidores em Moçambique

O governo moçambicano distinguiu uma dezena de exportadores e...

FACIM 2025 Espera mais de 3.150 expositores e estima 70.000 visitantes

A Feira Internacional de Maputo (FACIM) terá lugar entre...

Combustíveis mais baratos: Gasóleo desce 7,9% e gasolina recua 2,6%

O Governo anunciou a redução dos preços dos combustíveis,...