Home Notícias Extensão da concessão do Porto de Maputo deverá consolidar posição estratégica na...

Extensão da concessão do Porto de Maputo deverá consolidar posição estratégica na região

Extensão da concessão do Porto de Maputo deverá consolidar posição estratégica na região

O governo de Moçambique aprovou a extensão da concessão do Porto de Maputo por mais 25 anos, a partir de 2033, em uma decisão que visa fortalecer a posição estratégica desta infra-estrutura na África Austral e no mundo. A prorrogação da concessão permitirá que o porto consolide sua importância no comércio externo não apenas da região sul de Moçambique, mas também de países vizinhos como a República da África do Sul, Reino do Eswatini, Botswana e Zimbabué.

Segundo o Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, o investimento adicional previsto para a extensão da concessão deverá resultar em um retorno directo ao Estado estimado em mais de oito bilhões de dólares ao longo dos próximos 25 anos. Esses recursos serão destinados a aumentar a capacidade de manuseio de carga do porto, que actualmente é de 31,4 milhões de toneladas, para 54 milhões de toneladas. Essa expansão significativa na capacidade de manuseio posicionará o Porto de Maputo como um dos principais players no sector portuário e logístico.

Além disso, a extensão da concessão deverá ter um impacto significativo na economia, incluindo a criação de empregos, aumento de renda e oportunidades de negócios não apenas para Moçambique, mas também para os países vizinhos. No ano passado, o porto registou um recorde de 31,2 milhões de toneladas de carga manuseada, um aumento de mais de 16% em relação a 2022, destacando sua crescente importância no comércio regional e internacional.

A extensão da concessão do Porto de Maputo representa um marco importante no desenvolvimento económico e infra-estruturas de Moçambique e reforça seu papel como um hub logístico crucial na região.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Exit mobile version