Sábado, Maio 4, 2024
spot_img

ExxonMobil está a mobilizar financiamento para Projecto da área 4

O Presidente da República, Filipe Nyusi, revelou que a ExxonMobil está a mobilizar recursos e financiamento para retomar o seu projecto na província de Cabo Delgado.

Durante o balanço de sua visita de trabalho aos Estados Unidos da América (EUA), no âmbito da Conferência Internacional sobre o Maneio da Floresta de Miombo, Nyusi afirmou que a ExxonMobil considerou, em Julho passado, que o investimento no gás natural de Moçambique está encaminhado para a Decisão Final de Investimento em 2025.

“Eles (ExxonMobil) estiveram mais interessados também na situação da segurança, mas não foi muito difícil explicar-lhes”, disse Filipe Nyusi aos jornalistas que o acompanharam na sua deslocação aos EUA.

O chefe de Estado salientou que “a ExxonMobil está com vontade de retomar. O Executivo mantém conversas quase permanentes com a multinacional e estão, neste momento, numa fase de mobilizar os recursos e financiamento”.

Nyusi revelou que na Conferência sobre a Floresta de Miombo foi produzida uma Carta de Intenções que apresenta algumas questões, como o princípio de financiamento permanente e a gestão das áreas existentes da floresta do Miombo. “Este documento convoca os países signatários da Declaração de Maputo e todos os actores-chave a protegerem as áreas existentes e a darem espaço para a criação de novas”, apontou.

A Carta sublinha a importância de se financiar projectos nas zonas de protecção, focando-se particularmente nas pequenas e médias empresas orientadas para negócios de biodiversidade.

Entrevistas Relacionadas

ExxonMobil retoma o projecto de GNL na Bacia do Rovuma

A ExxonMobil está a avançar com concursos públicos para...

Standard & Poor’s prevê ganhos para Moçambique com Projectos de gás a partir de 2028

A agência de notação financeira Standard & Poor’s afirmou...

Galp investiu 25 milhões de dólares no gás de cozinha em Moçambique

A Galp investiu nos últimos três anos cerca de...

Segunda plataforma FLNG da Eni em Moçambique apresenta baixo impacto ambiental

Um estudo de avaliação de impacto ambiental (EIA) realizado...