- Anúncio-spot_img

Fábrica adquire excedentes de arroz em Chókwè

Análise de Mercado

Na semana passada, produtores de arroz apoiados pelo Projecto SUSTENTA, no Regadio do Distrito de Chókwè, reclamaram da falta de mercado para a comercialização de toneladas daquele cereal.

Trata-se, de mulheres da Associação Ahikhomeni Vavasati, que incrementaram a produção de arroz numa área de  71 hectares, no entanto não tinham acesso ao mercado.

O problema já passou para o passado, segundo anunciou o ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Celso Correia, na sessão de respostas às perguntas formuladas ao Governo pelos deputados da Assembleia da República. 

A solução encontrada passa pela aquisição de todos os excedentes de arroz, pela fábrica de processamento pertencente ao Complexo Agroindustrial do Chókwè, uma unidade fabril que estava inoperacional há mais de três anos.

 “A fábrica de processamento de arroz CAIC (Complexo Agro-industrial do Chókwè) voltou a operar, sendo que irá absorver toda a produção de arroz do distrito de Chókwè”, esclarece Correia.

Na sua intervenção no parlamento, Correia falou ainda do sucesso da primeira campanha agrícola, que teve uma contribuição significativa do programa SUSTENTA, cujos resultados também se verificam na melhoria das comunidades envolvidas.

Celso Correia falou ainda dos ganhos que o projecto SUSTENTA já trouxe, sete meses após o lançamento e apelou ao combate daquilo que chama de negativismo em relação à agricultura. “Temos que acreditar e valorizar as nossas conquistas”, defende o ministro, para quem “o negativismo que se tenta transmitir à prática da agricultura deve ser combatido”.

Como sabem, a nossa base produtiva familiar está envelhecida e o sucesso da agricultura passa, assim, pela adopção de políticas que vão muito além do que as sectoriais

Neste momento, a CAIC está a comprar o arroz a 17,5 meticais à porta da machamba, contra os 14,5 meticais da campanha passada.

- Anúncio-

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Anúncio-

Destaque

Presidente da ACIS incentiva as empresas a filiarem-se em associações

O Presidente da Associação de Comércio, Indústria e Serviços (ACIS) Luís Magaço Jr., encoraja os empresários a filiarem as...
- Anúncio-

More Articles Like This

- Advertisement -