Wednesday, October 22, 2025
spot_img

FACIM 2023 destaca-se com mais países, expositores e inovações

A presente edição, a segunda em formato presencial depois das restrições impostas pela pandemia da COVID-19, destaca-se por trazer inovações, vistas como atractivas para aquilo que é a essência da feira.

Entre as novidades está a criação do pavilhão da Lusofonia, que é reservado aos Estados-membros desta organização exporem as respectivas potencialidades de negócios e investimentos. Tem o de país de honra, cuja nação convidada especial da edição é a Itália e que vai participar com uma delegação empresarial de “alto nível”.

Foi também criado o pavilhão da província de honra, Cabo Delgado, que tem o privilégio de levar à feira, um “grande” número de expositores e delegação de “alto nível”.  O de sector agrícola e pecuária foi pensado para a exposição de projectos e iniciativas “estruturantes” do sector e a cabe ao Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER) monitorá-lo.

Por fim foram criados os pavilhões de desporto e inteligência artificial e robótica destinados a promover  a massificação do desporto e indústria desportiva sob a responsabilidade da Secretaria de Estado e Desportos (SED) e conectividade entre instituições de ciência e tecnologia em preparação da participação de Moçambique na Expo 2025.

As informações foram partilhadas pelo ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, que dirigia a cerimónia do lançamento da FACIM, na segunda-feira, em Ricatla, distrito de Marracuene, local que hospeda o evento, há sensivelmente 12 anos.

Na ocasião, o governante afirmou que estas e outras inovações têm o potencial de dinamizar a feira, ao expor as oportunidades de dentro e de fora do país, num ambiente em que os presentes podem construir facilmente parcerias.

“Ainda assim, neste acto de lançamento da FACIM 2023, permitam-me convidar a todos os segmentos do sector público e privado para que se envolvam de forma decisiva e apoiem na mobilização geral que permitirá a participação expressiva dos moçambicanos neste evento de dimensão internacional”, afirmou Silvino Moreno.

Organizada pelo Ministério da Indústria e Comércio (MIC) através da Agência para a Promoção de Investimentos e Exportações, IP (APIEX), a 58ª edição da FACIM 2023, vai decorrer sob o lema “Industrialização: Inovação e Diversificação da Economia Nacional, de 28 de Agosto à 03 de Setembro de 2023.

Noticias Relacionadas

COCA-COLA HBC adquire 75% da CCBA POR 2,6 mil milhões de dólares

Negócio cria o segundo maior engarrafador da Coca-Cola no...

INE: Economia regista sinais de estabilização, apesar da desaceleração do PIB | Profile

A economia moçambicana apresenta sinais de estabilização no primeiro...

Preços em Moçambique subiram 0,29% em Setembro

Influenciado pelo sector da alimentação e bebidas não alcoólicas Os...

XX CASP: Maputo acolhe em Novembro o maior encontro de negócios e investimento país

O Governo de Moçambique, em parceria com a Confederação...