Quarta-feira, Abril 24, 2024
spot_img

FMI classifica como “construtivas e frutíferas” as conversas com autoridades de Moçambique para segunda revisão do programa financeiro

A equipa liderada por Pablo Lopez Murphy concluiu a visita na sexta-feira e as discussões devem continuar de forma virtual, por meio do escritório do representante residente do FMI em Maputo.

De acordo com o comunicado, a recuperação econômica de Moçambique ganhou impulso após a pandemia de COVID-19, com um crescimento de 4,1% em 2022 e uma previsão de 5% para este ano, impulsionado pelo sector de gás natural. Porém, o desempenho fiscal em 2022 foi abaixo do previsto, com um déficit primário (após doações) de cerca de 0,5% do PIB acima da meta estabelecida.

Diante disso, a equipe do FMI encoraja o governo moçambicano a tomar medidas adicionais para reduzir a massa salarial anual, considerada fundamental para garantir a sustentabilidade fiscal. O FMI também ressalta que o governo tem feito progresso contínuo nas reformas estruturais integradas no programa financiado pelo fundo, mas considera que há espaço para a eliminação de mais isenções de IVA que não afectam as camadas mais vulneráveis.

Durante a visita, a equipe do FMI reuniu-se com o primeiro-ministro, Adriano Maleiane, com o ministro da Economia e Finanças, Max Tonela, e o governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela. Representantes da sociedade civil, parceiros de desenvolvimento e sector privado também foram ouvidos.

O FMI concedeu há um ano um financiamento de 470 milhões de dólares (445 milhões de euros), que deve ser aplicado até 2025.

 

Entrevistas Relacionadas

Conteúdo Local: Sector privado colabora com o Governo na definiçao dos valores mínimos

No seguimento dos encontros com os Ministros das áreas...

China mantém taxa de juro de referência estável pelo nono mês consecutivo

O Banco do Povo da China anunciou nesta Segunda-feira,...

Portugal e Moçambique fortalecem relações comerciais em fórum de negócios

Os Presidentes de Portugal e Moçambique participarão, na quarta-feira...