Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024
spot_img

Gaza: Exportação de areias pesadas de Chibuto inicia no primeiro trimestre de 2024

A empresa chinesa Ding Sheng Minerals, SA, responsável pela exploração da mina de areias pesadas em Chibuto, na província de Gaza, Sul de Moçambique, está programada para iniciar a exportação do recurso ainda no primeiro trimestre deste ano. Isso ocorrerá após a conclusão das obras de construção da doca de Chongoene, infra-estrutura que servirá para atracar as embarcações.

A construção da doca de Chongoene visa encontrar uma forma mais flexível e rentável de exportar as areias pesadas de Chibuto, evitando os altos custos de transporte por estrada até o porto de Maputo e, posteriormente, para o mercado externo.

“O andamento das obras está conforme o cronograma inicial, o que nos leva a concluir que as operações de exportação das areias pesadas poderão ocorrer no final do primeiro trimestre deste ano”, revelou Artur Macamo, administrador de Chongoene, citado pelo jornal Notícias.

Segundo o responsável, o empreendimento está avaliado em mais de 300 milhões de dólares. “Na fase inicial, serão embarcadas 20 mil toneladas por dia de carga, e até 2025 esperamos que o volume aumente para mais de 40 mil. Além dos minérios extraídos em Chibuto, a doca também será utilizada para exportar as areias pesadas de Chongoene e Mandlakazi, cuja exploração está prevista para breve”, detalhou.

Para este mês de Fevereiro, está previsto o início das operações de descarregamento e armazenamento das areias pesadas para posterior exportação. “Os trabalhos estão ocorrendo sem problemas, e os armazéns já estão concluídos”, enfatizou Artur Macamo.

Segundo o administrador, a entrada em funcionamento da infra-estrutura impulsionará o desenvolvimento do distrito, criando oportunidades de negócios no âmbito da responsabilidade social e corporativa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe:

spot_imgspot_img

Mais Lidas

Notícias Relacionadas
Notícias Relacionadas

Presidente da República exige mais transparência na comercialização de minérios

Durante a inauguração do Laboratório de Geologia do Instituto...

ONU: Moçambique é um dos países que menos canaliza receitas da indústria extractiva às comunidades

Segundo dados do Instituto de Pesquisa das Nações Unidas...

Governo moçambicano apoia utilização de grafite para produção de baterias

O ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias,...

Zambézia: TZM dará início a exploração de areias pesadas de Pebane

A mineradora chinesa TZM Resources está prestes a iniciar...