Sexta-feira, Novembro 1, 2024
spot_img

Gemfields: receita de 10,8 milhões de dólares em leilão de esmeraldas e desafios no mercado

A Gemfields, principal accionista da Montepuez Ruby Mining (MRM) em Moçambique e da Kagem na Zâmbia, anunciou que seu recente leilão de esmeraldas arrecadou 10,8 milhões de dólares, com apenas 61% dos lotes vendidos. Cada quilate foi avaliado em 4,47 dólares.

Segundo informações divulgadas na última Terça-feira (17) pela Mining Weekly, as esmeraldas foram extraídas da mina Kagem, onde a Gemfields detém 75% de participação. O leilão, realizado entre 27 de Agosto e 13 de Setembro, apresentou 46 lotes, dos quais apenas 28 foram comercializados.

Adrian Banks, director-executivo de Produto e Vendas da Gemfields, destacou que os mercados de bens de luxo, incluindo diamantes e pedras preciosas, estão enfrentando desafios significativos. “Conflitos, eleições e incertezas económicas na China, além de turbulências globais, têm impactado as vendas”, afirmou.

O executivo também observou que o resultado do leilão foi mais fraco do que o esperado, em parte devido à programação de um leilão concorrente de esmeraldas no início de Setembro, o que levou alguns clientes a reportarem vendas a preços reduzidos.

“Estamos comprometidos em agir de forma responsável, retendo lotes de leilão quando preços justos de mercado não são alcançados. Esperamos que as condições de mercado melhorem à medida que nos preparamos para o leilão de esmeraldas de alta qualidade agendado para Novembro”, ressaltou Banks.

A empresa britânica revelou que, desde 2012, a exploração de rubis na mina da Montepuez Ruby Mining gerou receitas de aproximadamente 1 bilhão de dólares (63,2 bilhões de meticais), com uma receita total de 151,3 milhões de dólares (9,5 bilhões de meticais) apenas em 2023.

Entrevistas Relacionadas

Syrah Resources recebe empréstimo de quase 150 milhões de dólares dos EUA para expansão da mina de grafite em Moçambique

A mineradora australiana Syrah Resources anunciou a obtenção de...

Moçambique firma acordo com TWIGG para exploração de vanádio na Mina de Balama

O Governo de Moçambique aprovou, na Terça-feira (22), um...

Moatize se prepara para receber a primeira fábrica de ferro do país

O distrito de Moatize, na província de Tete, será...

Moçambique lidera o ranking mundial de maiores projectos e reservas de grafite

Moçambique possui enormes reserva de recursos minerais, entre eles...