Home Notícias Energia Globeleq inicia obras da central eólica de Namaacha com investimento de 270...

Globeleq inicia obras da central eólica de Namaacha com investimento de 270 milhões de dólares

Energia

A Globeleq, líder no sector de produção de energia em Moçambique, anunciou o início das obras da central eólica de Namaacha, com capacidade de 120 Megawatts, previsto para o segundo semestre deste ano. O projecto, orçado em 270 milhões de dólares, é uma colaboração com o Governo de Moçambique e foi destacado durante a Conferência de Exposição de Energia e Mineração de Moçambique, evento que contou com a presença do Presidente Filipe Nyusi e da alta comissária do Reino Unido em Maputo, divulgou a agência LUSA.

“A Central vai significativamente aumentar a nossa capacidade de exportação de energia, beneficiando não só a Electricidade de Moçambique (EDM) com preços mais vantajosos, mas também atendendo à crescente demanda energética nacional”, afirmou Samir Salé, diretor de Desenvolvimento e Negócios da Globeleq, à Agência de Informação de Moçambique (AIM).

Do total investido, 230 milhões de dólares serão aplicados na construção e operação da central, e os restantes 40 milhões destinam-se ao desenvolvimento de uma linha de transmissão de 40 quilômetros, que ligará Namaacha a Boane, integrando-se aos corredores de exportação da região.

“Este empreendimento não só reforça a rede de distribuição nas províncias de Maputo, Gaza e Inhambane como também marca o início da primeira central eólica de rede do País. Estamos alinhados com a estratégia de transição energética do Governo, focada na maximização dos recursos renováveis”, explicou.

O projeto, que tem previsão de conclusão em dois anos, é um marco para o sector energético do País e reflete o potencial de Moçambique no aproveitamento de energias renováveis, contribuindo para a sustentabilidade e resiliência da rede eléctrica nacional.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Exit mobile version