Sábado, Setembro 7, 2024
spot_img

Governo inicia manutenção de quase 5 mil quilómetros de estradas nacionais

O Ministério dos Transportes anunciou o início dos trabalhos de manutenção em aproximadamente 5 mil quilómetros de estradas regionais e nacionais, numa iniciativa que visa melhorar significativamente a transitabilidade e segurança das vias em todo o País. Este esforço engloba tanto as principais rodovias como as estradas terciárias, reflectindo um compromisso abrangente com o desenvolvimento das infra-estruturas rodoviárias nacionais.

De acordo com o ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, a manutenção rotineira abrangerá um total de vinte mil quilómetros de estradas. Este projecto tem como objectivo principal assegurar a melhoria contínua das condições de circulação, contribuindo para o desenvolvimento económico e social do País.

“Estamos a mobilizar fundos para garantir que os trabalhos prossigam sem interrupções,” afirmou o ministro. “Além da manutenção, os recursos financeiros serão destinados à reabilitação de 4787 quilómetros de estradas regionais e nacionais.”

A notícia refere ainda que 14 pontes beneficiarão de trabalhos de manutenção, enquanto a reabilitação de outras três será concluída. Adicionalmente, está prevista a construção de 12 novas pontes para melhorar a conectividade entre diferentes regiões. Carlos Mesquita destacou também que o Executivo pretende iniciar obras de asfaltagem em 1200 quilómetros de estradas de acesso, o que facilitará a mobilidade nas áreas mais remotas.

No sector dos recursos hídricos, três barragens serão reabilitadas: a barragem de Locómuè, na província de Niassa, e a barragem de Gorongosa, em Sofala. Além disso, será iniciada a construção da barragem de Moamba-Major, no distrito de Moamba, província de Maputo, bem como a construção de oitenta pequenas infra-estruturas hidráulicas e reservatórios escavados.

O ministro indicou que, na província de Maputo, está em curso a reabilitação e alargamento da estrada no troço do Novar Shopping Center ao cruzamento de Tchumene, cobrindo uma extensão de aproximadamente 10 quilómetros. As obras de construção de serviços nesta área já resultaram numa melhoria significativa da transitabilidade, reduzindo o congestionamento nos principais cruzamentos. Outros projectos em andamento incluem a manutenção periódica na estrada N2, Boane-Namaacha, e a melhoria da ponte sobre o rio Incomáti, em Moamba.

Relativamente ao abastecimento de água e saneamento, o ministro destacou a inauguração de seis sistemas de abastecimento de água nas localidades de Pontia e Massango, no distrito de Magude; Bedjile e Nsime, em Matutuíne; e Muzele e Bandoia, em Moamba. Foi também inaugurada a Estação de Tratamento de Águas Residuais de Infulene.

Em Gaza, os esforços estão focados na reabilitação das estradas de atravessamento N1-Praia de Xai-Xai, cobrindo uma extensão de 10 quilómetros, e na melhoria da estrada Ndonga-Ndindiza, no âmbito do Plano de Ação de Emergência (CERC). Ainda nesta província, estão em curso trabalhos de reabilitação e elevação dos diques de proteção de Xai-Xai e Chókwè, abrangendo as secções do Centro de Saúde de Xai-Xai, Chilaulene, Matuba, Chissime, Machua e Chalucuane, respectivamente.

Entrevistas Relacionadas

Moçambique não concessionou o Porto de Nacala ao Malawi

O Ministério dos Transportes e Comunicações desmente que o...

930 milhões de dólares investidos em portos e caminhos-de-ferro nos últimos quatro anos

A empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique...

Porto da Beira prevê manuseamento de 400 mil TEU até Dezembro

O Porto da Beira, localizado na província de Sofala,...