Quinta-feira, Dezembro 26, 2024
spot_img

Governo moçambicano apoia utilização de grafite para produção de baterias

O ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias, defendeu o uso da grafite localmente extraída para impulsionar a produção de baterias para veículos, uma demanda crescente no mercado internacional.

Durante uma visita à fábrica de produção de grafite da empresa Twigg Exploration & Mining, Zacarias destacou a importância de processar a grafite localmente, afirmando que isso incentivaria a produção de baterias em Moçambique, criando empregos e impulsionando o desenvolvimento socioeconómico.

Ele ressaltou que a empresa está preparada para operar conforme os padrões exigidos nacional e internacionalmente, após a impressão positiva obtida durante a visita.

A grafite produzida na fábrica é exportada para a China, e há planos de expansão para os Estados Unidos da América. A Twigg Exploration & Mining é subsidiária do grupo australiano Syrah Resources, que explora grafites na mina de Balama, na província de Cabo Delgado. A empresa já investiu cerca de 494 milhões de dólares até o momento.

A mina de Balama iniciou a produção comercial há mais de cinco anos e foi destaque em Dezembro de 2021, quando a Syrah anunciou um acordo com a multinacional de veículos eléctricos Tesla.

Noticias Relacionadas

Balama alcança o nível IRMA 50 de desempenho

A operação de grafite Balama da Syrah foi...

Incêndio de grandes proporções atinge central da mineradora Vulcan em Tete

A central II de processamento de carvão da mineradora...

Suspensão da mina de grafite de Balama afecta Estados Unidos e Austrália

A suspensão das operações da empresa australiana Syrah Resources,...

Syrah declara força maior para mina de grafite em Moçambique

As acções da Syrah Resources Ltd. despencaram após a...