Terça-feira, Julho 23, 2024
spot_img

Governo moçambicano apoia utilização de grafite para produção de baterias

O ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias, defendeu o uso da grafite localmente extraída para impulsionar a produção de baterias para veículos, uma demanda crescente no mercado internacional.

Durante uma visita à fábrica de produção de grafite da empresa Twigg Exploration & Mining, Zacarias destacou a importância de processar a grafite localmente, afirmando que isso incentivaria a produção de baterias em Moçambique, criando empregos e impulsionando o desenvolvimento socioeconómico.

Ele ressaltou que a empresa está preparada para operar conforme os padrões exigidos nacional e internacionalmente, após a impressão positiva obtida durante a visita.

A grafite produzida na fábrica é exportada para a China, e há planos de expansão para os Estados Unidos da América. A Twigg Exploration & Mining é subsidiária do grupo australiano Syrah Resources, que explora grafites na mina de Balama, na província de Cabo Delgado. A empresa já investiu cerca de 494 milhões de dólares até o momento.

A mina de Balama iniciou a produção comercial há mais de cinco anos e foi destaque em Dezembro de 2021, quando a Syrah anunciou um acordo com a multinacional de veículos eléctricos Tesla.

Entrevistas Relacionadas

Kenmare regista receita de 58,5 milhões de dólares no primeiro semestre de 2024

A Kenmare Resources, responsável pela exploração da mina de...

Kenmare anuncia progresso na produção do 2º Trimestre e 1º Semestre de 2024

A Kenmare Resources Plc anunciou resultados positivos no progresso...

CMM Quer cooperar regionalmente na Indústria Mineira

O presidente do Conselho de Administração da Câmara de Minas...

Cabo Delgado revoga licenças mineiras ociosas para estimular novos investimentos

Autoridades da província de Cabo Delgado estão cancelando licenças...