Thursday, January 22, 2026
spot_img

Governo revoga licença da Austral Seguros devido à falta de garantias financeiras

O Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique (ISSM), anunciou a revogação da licença da companhia de seguros da África Austral, devido à falta de garantias financeiras essenciais. A medida, divulgada por meio de um aviso citado pelo jornal Notícias, destaca a ausência das garantias exigidas por lei para operar no sector segurador, bem como a falta de actualização do capital social, conforme estipulado pelo Decreto n.º 39/2028, de 5 de Julho.

O ISSM justificou a revogação com a conduta prejudicial da Austral Seguros, afirmando que esta afecta significativamente os interesses dos segurados e terceiros lesados. O órgão regulador enfatizou a importância de proteger os consumidores e garantir a estabilidade e credibilidade do mercado segurador em Moçambique. O comunicado ressalta as deficiências apresentadas pela companhia, considerando-as incompatíveis com a continuidade de suas operações no país.

Embora o documento não esclareça o tratamento a ser dispensado aos detentores de apólices de seguro da Austral Seguros, vale lembrar que a empresa foi executada no início deste mês, seguindo uma ordem judicial em Maputo. A execução ocorreu devido ao não-cumprimento das obrigações para com os clientes.

A revogação da licença destaca desafios significativos enfrentados pela Austral Seguros, sinalizando a necessidade de acções imediatas para proteger os interesses dos segurados e a estabilidade do sector segurador em Moçambique

Noticias Relacionadas

Fidelidade Ímpar começa 2026 com confiança e reconhecimento Great Place to Work

O ano de 2025 foi bastante exigente tendo em...

Seguradoras e M-Pesa firmam parceria para expandir micro-seguros e promover inclusão financeira

A capital do país acolheu a III Conferência Anual...

XXIX Conferência Lusófona sobre seguros

A gestão de riscos associados às mudanças climáticas e...

O mercado dos seguros gerou mais de 316 milhões de euros em prémios brutos no ano passado

O mercado segurador moçambicano gerou mais de 316 milhões...