Quarta-feira, Agosto 27, 2025
spot_img

Haverá crescimento na procura mundial do petróleo, afirma OPEP.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) adverte que haverá crescimento na demanda global de petróleo para este ano, estimando um aumento de 2,2% em relação ao ano anterior. Com base em uma expectativa optimista sobre o desenvolvimento da economia mundial, a OPEP prevê que o consumo mundial de petróleo atinja uma média de 104,46 milhões de barris por dia em 2024, um aumento de 2,5 milhões ou 2,2% em relação a 2023.

Segundo o relatório mensal da OPEP, os números permanecem os mesmos que os estimados há um mês, apesar de os especialistas da organização terem ligeiramente aumentado a expectativa de crescimento económico mundial para este ano, para 2,8%.

A organização conta com o crescimento da China, da Índia e de outros países asiáticos para manter a dinâmica económica global, compensando as taxas de crescimento relativamente baixas nos países industrializados da OCDE.

A perspectiva de uma dinâmica positiva e estável nas principais economias é apoiada pela expectativa de uma redução sustentada da inflação global até 2024 e 2025. Espera-se também que os principais bancos centrais comecem a reduzir suas taxas de juro no segundo semestre de 2024, apoiados por uma flexibilização sustentada da inflação global ao longo de 2024-25.

Em relação ao abastecimento de petróleo, a OPEP prevê um aumento na oferta de países terceiros este ano, para 70,53 milhões de barris por dia, um crescimento revisado em baixa em relação ao documento do mês passado. Em 2025, a oferta deve atingir 71,93 milhões de barris por dia, com os EUA, Brasil, Canadá e Noruega impulsionando o crescimento da produção, enquanto Rússia e México reduzirão seus fornecimentos.

Noticias Relacionadas

ENH quer assumir operação directa de projectos de exploração de gás em Moçambique

A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) pretende passar de simples...

Oxfam: “Moçambique deve rever tributação das multinacionais para acabar com desigualdades sociais”

O representante da Oxfam em Moçambique, Romão Xavier, defende...

Moçambique busca revisão do quadro jurídico do sector extractivo

Estão a decorrer em todo o País seminários de...

Transparência e impacto social: o que diz o modelo moçambicano de partilha de recursos?

Num contexto global em que a gestão responsável dos...