Sábado, Dezembro 21, 2024
spot_img

Hidroeléctrica de Cahora Bassa recebe prémio de maior exportadora para a SADC na FACIM 2024

Durante a abertura oficial da 59ª edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM), a Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) foi distinguida com o prémio de “Maior Exportadora para a SADC” pelo Ministério da Indústria e Comércio. A cerimónia foi presidida pelo Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi.

A premiação destaca o papel crucial da HCB na economia moçambicana, reconhecendo o impacto estratégico da empresa como uma das maiores produtoras independentes de energia da região. Com receitas anuais de cerca de 500 milhões de dólares em 2023 e 300 milhões de dólares apenas no primeiro semestre de 2024, a HCB tem contribuído para o Estado por meio de impostos, taxas e dividendos, além de desempenhar um papel fundamental na estabilidade da balança de pagamentos do país.

A empresa está actualmente a desenvolver o plano estratégico 2025/2034, que visa diversificar e expandir suas capacidades produtivas para 4.000 MW, consolidando sua posição no sector de energia e contribuindo para tornar Moçambique um hub energético regional.

A FACIM, que ocorre de 26 de agosto a 1 de setembro, tem como lema “Industrialização: Inovação e Diversificação da Economia Nacional”. A HCB está representada com stands em dois pavilhões, um no Sector Empresarial do Estado e outro no Ministério dos Recursos Minerais e Energia. (BN)

Noticias Relacionadas

CTA, BVM E UEM Fomentam o aumento de empresas cotadas na Bolsa

À margem da 17ª edição do Economic Briefing, a...

CCMUSA Amplia rede com 20 novas empresas focando em oportunidades comerciais

A Câmara de Comércio Moçambique-EUA (CCMUSA) reforça a sua...

Bolsa de Valores de Moçambique: Acelerador da economia real ou barómetro do futuro?

A Bolsa de Valores de Moçambique (BVM) apresentou recentemente...

Qatar Airways Aterra A350-1000 em Maputo

A Qatar Airways realizou recentemente, a primeira aterragem do...