Segunda-feira, Julho 14, 2025
spot_img

Hidroeléctrica de Cahora Bassa recebe prémio de maior exportadora para a SADC na FACIM 2024

Durante a abertura oficial da 59ª edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM), a Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) foi distinguida com o prémio de “Maior Exportadora para a SADC” pelo Ministério da Indústria e Comércio. A cerimónia foi presidida pelo Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi.

A premiação destaca o papel crucial da HCB na economia moçambicana, reconhecendo o impacto estratégico da empresa como uma das maiores produtoras independentes de energia da região. Com receitas anuais de cerca de 500 milhões de dólares em 2023 e 300 milhões de dólares apenas no primeiro semestre de 2024, a HCB tem contribuído para o Estado por meio de impostos, taxas e dividendos, além de desempenhar um papel fundamental na estabilidade da balança de pagamentos do país.

A empresa está actualmente a desenvolver o plano estratégico 2025/2034, que visa diversificar e expandir suas capacidades produtivas para 4.000 MW, consolidando sua posição no sector de energia e contribuindo para tornar Moçambique um hub energético regional.

A FACIM, que ocorre de 26 de agosto a 1 de setembro, tem como lema “Industrialização: Inovação e Diversificação da Economia Nacional”. A HCB está representada com stands em dois pavilhões, um no Sector Empresarial do Estado e outro no Ministério dos Recursos Minerais e Energia. (BN)

Noticias Relacionadas

Governo autoriza EDM e HCB a subscreverem 30 % das acções da Hidroeléctrica de Mphanda Nkuwa

Em reunião realizada na 24.ª sessão ordinária do Conselho...

Conheça os novos representantes dos pelouros da CTA

Num acto solene realizado esta semana, na cidade de...

CFM, LAM e Aeroportos foram maiores devedores internos das empresas públicas em 2024

O stock de dívida interna directa do Sector Empresarial...

PETROMOC cede 20% de acções à I2A na empresa que vende Jet para aviação no Aeroporto de Maputo

A empresa pública Petróleos de Moçambique (PETROMOC) vendeu à...