Monday, November 10, 2025
spot_img

Eni garante: “Coral Sul vai gerar 16 mil milhões de dólares para o Estado em 30 anos”

A plataforma flutuante Coral Sul, dedicada à produção de gás natural liquefeito (GNL), deverá pagar cerca de 16 mil milhões de dólares em impostos e taxas ao Estado moçambicano ao longo dos seus 30 anos de vida útil, avançou esta quarta-feira, 9 de Julho, a Agência de Informação de Moçambique (AIM).

O anúncio foi feito durante uma visita guiada à unidade offshore, organizada pelo Ministério dos Recursos Minerais e Energia, com o objectivo de apresentar os progressos do projecto à comunicação social.

Operada pela multinacional italiana Eni, a Coral Sul está ancorada a 50 quilómetros da costa do distrito de Palma, província de Cabo Delgado, e a cerca de 200 quilómetros a norte da cidade de Pemba. Inaugurada a 23 de Novembro de 2022 pelo então Presidente Filipe Nyusi, é actualmente o único projecto de GNL em produção no país.

Segundo Marica Calabrese, directora-geral da Eni Rovuma Basin, “até Junho de 2025, a plataforma já processou 501,6 milhões de pés cúbicos de gás, exportando 128 carregamentos, dos quais 112 de GNL e 16 de condensados”. No mesmo período, a empresa declarou ter pago ao Estado 210 milhões de dólares (cerca de 13,44 mil milhões de meticais) em impostos.

O gás é extraído das águas ultraprofundas da Bacia do Rovuma e liquefeito directamente na unidade flutuante, construída nos estaleiros da Samsung, na Coreia do Sul, e posteriormente rebocada até ao Canal de Moçambique. A plataforma tem capacidade para produzir 3,4 milhões de toneladas de GNL por ano.

Todo o gás produzido pela Coral Sul é adquirido pela BP, multinacional britânica com sede em Londres, ao abrigo de um contrato exclusivo de 20 anos, com possibilidade de extensão por mais 10 anos. Ao contrário dos projectos em terra, a localização offshore da Coral Sul coloca-a fora do alcance directo dos ataques armados perpetrados por grupos extremistas activos em algumas zonas da província de Cabo Delgado, sobretudo nas proximidades da península de Afungi.

Noticias Relacionadas

Sasol produz o primeiro Gás de Cozinha em Moçambique

A Sasol realizou, na terça-feira, 4 de Novembro de...

Moçambique assina dois acordos de 50 milhões com a ExxonMobil

Moçambique e a ExxonMobil assinaram dois contratos estratégicos para...

TotalEnergies propõe extensão de 10 anos da concessão em Cabo Delgado para compensar prejuízos de US$ 4,5 mil milhões

A TotalEnergies propôs ao Governo moçambicano a extensão por 10 anos da...

Área 1: TotalEnergies anuncia retoma do projecto de gás natural do Rovuma

A multinacional francesa TotalEnergies anunciou o levantamento da cláusula...