Terça-feira, Setembro 10, 2024
spot_img

Hollard Seguros apoia a expansão do crédito às PMEs no país

A Hollard está a lançar um projecto-piloto para a implementação de um Mecanismo de Garantia de Empréstimos para Pequenas e Médias Empresas (PME).

Denominado “Credi-Seguro”, o projecto consiste na implementação e gestão de um Mecanismo de Garantia de Empréstimos que garantirá o financiamento concedido por bancos e micro-bancos às Pequenas e Médias Empresas (PME), implementado através de uma plataforma digital e tornado possível por um estudo avançado do risco de crédito.

Na plataforma online Credi-Seguro, as pequenas e médias empresas poderão apresentar digitalmente pedidos de crédito e, se a análise for positiva, Hollard aprovará previamente uma garantia de empréstimo. Como resultado, será criada uma base de pedidos de empréstimo para os bancos e micro-bancos participantes, com informação já verificada e pré-aprovada por Hollard.

Desenvolvida pela Hollard Seguros com uma equipa de peritos moçambicanos e internacionais, a Credi-Seguro cria uma colaboração mais eficaz entre a seguradora e os bancos em Moçambique, expandindo com segurança o crédito ao sector das PMEs.

A base de dados contém informação e documentação verificada dos clientes, avaliação de negócios, pontuação de crédito e garantia de empréstimo pré-aprovada. Os bancos terão, no entanto, total liberdade para realizar as suas próprias avaliações de crédito. Para além de transferir o risco da garantia de crédito que Hollard irá fornecer, a Credi-Seguro também receberá apoio financeiro de Hollard para a fase piloto desta iniciativa.

O projecto está pronto para ser implementado, e a equipa do projecto está em negociações com diferentes bancos comerciais e de microcrédito para participar no projecto-piloto.

De acordo com informações fornecidas durante o lançamento do projecto, na segunda-feira, 06/12, por Henri Mittermayer, presidente do Comité Executivo da Hollard Moçambique, o primeiro grupo de clientes PMEs já foi considerado e está pronto a ser enviado aos bancos como candidatos a empréstimos bancários.

O Grupo Hollard acredita que este projecto será o catalisador de uma iniciativa regional, com projectos semelhantes noutros países da SADC, pois um projecto-piloto bem sucedido permitirá a sua implementação em todas as regiões de Moçambique e, potencialmente, no resto do continente africano.

A Hollard Moçambique, uma subsidiária da Hollard International, é composta pela Hollard Holdings Moçambique, Hollard Moçambique Companhia de Seguros e Hollard Vida Companhia de Seguros e outras empresas nas quais detém participações.

Entrevistas Relacionadas

MultiChoice lidera iniciativa contra pirataria digital e recebe reconhecimento global

Só no ano passado, 2023, foram eliminados cerca de...

Branqueamento de capitais: Moçambique poderá sair da lista cinzenta em Outubro próximo

Moçambique prevê sair da lista cinzenta até Outubro próximo...

Moçambique recebe parte dos USD 50 mil milhões disponibilizados pela China para África

Moçambique esta na lista dos 54 países de África...

HOLLARD renova apoio à Pesquisa Nacional de Benefícios e Gestão do Capital Humano

A Hollard Health reafirma o seu compromisso com a...