A capacidade de produção da International Coal Ventures Pvt Ltd (ICVL) está a ser duplicada e prepara-se um relatório do projecto com detalhes a este respeito. Quem o disse foi o Presidente da Steel Authority of India Limited (SAIL), subsidiária da mineradora, Amarendru Prakash, à margem da Cimeira do Carvão de Coque da ISA, em Nova Deli.
A ICVL, sediada em Moçambique, é um veículo de finalidade especial da SAIL, da RINL, da NMDC, da CIL e da NTPC para a aquisição de minas de carvão e de activos no estrangeiro.
Os planos da ICVL consistem em duplicar a capacidade de produção para 4 milhões de toneladas por ano, com um investimento de entre 150 e 200 milhões de dólares, afirmou o presidente da Steel Authority of India Limited (SAIL), Amarendru Prakash.
O gestor acrescentou que a SAIL adquiriu cerca de oito remessas de carvão de coque de 75 mil toneladas da Rússia nos primeiros dois trimestres de 2023.
Espera-se que os fornecimentos da Rússia continuem na mesma proporção durante os dois trimestres restantes do ano fiscal.
O carvão de coque é uma matéria-prima essencial utilizada na produção de aço e os operadores satisfazem cerca de 90 por cento das necessidades de carvão de coque através de importações.
A expansão da ICVL contribuirá para aumentar a oferta de carvão de coque à SAIL e à RINL.
De acordo com a SteelMint India, os preços do carvão de coque aumentaram cerca de 100 dólares por tonelada nos últimos seis meses, sendo actualmente negociados a 350 dólares por tonelada.