Sexta-feira, Abril 26, 2024
spot_img

Identidade Visual: Material essencial que toda empresa deve ter

A importância da identidade para o sucesso de um negócio é indiscutível. A identidade serve para distinguir de outros negócios e ajuda o consumidor a escolher e identificar os produtos e serviços. Sem a identidade todas as marcas seriam iguais. 

Com ou sem palavras, comunicar é essencial para garantir que o negócio seja conhecido, reconhecido e bem estabelecido.

Para tal, alguns materiais de identidade visual tornam-se essenciais. Se quer estar preparado para um mercado cada vez mais exigente e concorrencial a sua empresa tem de abraçar as novas tendências, precisará conhecer as possibilidades existentes que melhor se adequem às necessidades do mercado.

Aqui damos algumas sugestões de pacotes que uma empresa deve ter dependendo do seu estado de desenvolvimento e do orçamento disponível. 

1 Pacote básico 

Sem a opção de fazer grandes investimentos nesta área, materiais essenciais não devem ficar de fora.

Precisará de:

  • Logo – o logo é a identidade do seu negócio. É com base nela que os seus clientes o vão distinguir dos outros negócios e concorrentes.
  • Presença digital – 1 website com uma página simples (descrição da empresa, produtos/serviços e testemunhos de clientes). Cada vez é mais verdade que uma presença online transmite credibilidade ao seu negócio, sobretudo nos tempos de pandemia, em que a presença física se torna cada vez mais desnecessária. Também se pode começar sem qualquer investimento com a presença nas redes sociais.
  • Cartões de visita – para garantir a comunicação mesmo sem presença física.

2 Pacote Lite

Com a capacidade operacional de abranger e satisfazer a demanda de maior número de pessoas, torna-se necessário ter muito mais que o descrito no primeiro ponto. Assim sendo, além do que já foi alistado anteriormente, precisará de:

  • Mais uma página no website onde fará exposição de trabalhos já feitos, ou, artigos com conteúdo de valor para o seu nicho.
  • Presença nas redes sociais com postagens regulares sobre experiência, clientes, e artigos sobre a sua área de negócio.
  •  
  • Assinatura visual para cartas, e-mails e/ou outras comunicações internas e externas.

3 Pacote Premium

Com maior volume de operações, clientes e capacidade de satisfazê-los, maior é o pacote básico.

  • Website mais robusto com mais páginas – para incluir páginas de responsabilidade social, imprensa (onde estarão os comunicados e imagens relevantes à comunicação social), bem como uma página de pedido de orçamento, por exemplo.
  • Branding: além de canetas, calendários e outras opções menores, a recepção da empresa também irá carecer de identidade, para tornar a experiência dos clientes única.
  • Uma placa de indicação da empresa – explicar 
  • Branding básico: canetas, calendários, roll ups (…).

Existem diversas opções para todos os tipos de empresa. Caberá a si escolher qual melhor se ajusta à sua.

Sugerimos que implemente desde já estas sugestões pois ajudarão a posicionar-se no mercado, a criar uma identidade própria e por fim, a atingir os seus objectivos comerciais.

Caso precise de apoio técnico na decisão e concepção e produção de algum destes pacotes, a Profile tem uma equipa treinada para o ajudar.

Contacte-nos através do e-mail apoio@profile.co.mz.

Entrevistas Relacionadas

Empresas portuguesas utilizam IA para reduzir perdas de água em Maputo

A  LTPlabs e a MAAT, empresas portuguesas,desenvolveram uma solução...

Sasol fortalece desporto em Inhambane através de doações às comunidades de Govuro

A Sasol, entregou equipamento desportivo a 22 equipas do...

Mais cinco empresas aderem ao selo MADE IN MOZAMBIQUE

Mais cinco empresas nacionais, sediadas na capital do país,...

CTA defende a promoção do trabalho digno no sector de segurança privada

A CTA defendeu, na I Sessão Plenária Ordinária da...