google-site-verification: google4dbefa4932e28bfe.html
Domingo, Julho 6, 2025
spot_img

Índia e Moçambique reforçam colaboração energética para alcançar metas ambiciosas

O Ministro da União para Petróleo e Gás Natural, Hardeep Singh Puri, e o Ministro da Economia e Finanças de Moçambique, Ernesto Max Elias Tonela, se reuniram para discutir a importância da energia, especialmente o gás, no impulso para a Índia se tornar a terceira maior economia mundial, conforme a visão do Primeiro-Ministro Narendra Modi. A discussão concentrou-se em estratégias para aprofundar a colaboração em projectos de energia em Moçambique.

Um ponto de destaque foi o mecanismo de financiamento do Projecto de Gás Natural Liquefeito (GNL), conforme informado pela Alta Comissão Indiana em Moçambique. Hardeep Singh Puri enfatizou a crescente importância dos hidrocarbonetos no comércio bilateral entre Índia e Moçambique, representando mais de 35% do total.

Este valor mais do que dobrou nos últimos cinco anos, passando de 2.170,74 milhões de dólares em 2018-19 para  5.028,53 milhões de dólares em 2022-23. Puri antecipa que o Projecto de GNL de 20 bilhões de dólares terá um impacto significativo na segurança energética da Índia, representando um marco importante na jornada do país em direcção à suficiência energética, sob a liderança visionária do Primeiro-Ministro Narendra Modi.

Noticias Relacionadas

Moçambique entre os 10 países africanos com maior melhoria no Saldo Orçamental em 2025

Moçambique integra a lista das dez economias africanas que...

IDE em África cresce 75% e atinge novo recorde

O Investimento Directo Estrangeiro (IDE) em África registou um...

Liberalização gradual da conta capital deverá atrair mais de 88 mil milhões de meticais em divisas em 2025

Ministra Carla Louveira defende liberalização da conta capital...

BdM: Exportações de bens renderam a Moçambique 8,2 mil milhões de dólares em 2024

As vendas de bens realizadas pela economia moçambicana para...