Terça-feira, Julho 15, 2025
spot_img

Iniciada a construção de uma central eléctrica em Inhambane

Na pretensão do governo de impulsionar o fornecimento de energia, Moçambique iniciou a construção de projectos de centrais de gás para energia e linhas de transmissão no valor de mil milhões de dólares na província sul de Inhambane.

Um dos parceiros financeiros dos projectos de infra-estruturas é o Banco Mundial, ao lado dos Estados Unidos, Noruega, Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Banco Islâmico e Fundo da OPEP para o Desenvolvimento Internacional, de acordo com declarações do Banco Mundial e da embaixada dos EUA.

“Hoje assinalamos um marco no quadro deste esforço para iluminar Moçambique. A nossa governação aspira a que mais de 10 milhões de moçambicanos tenham acesso à electricidade pela primeira vez nas suas casas até 2024”, disse o Presidente da República Filipe Nyusi aquando do lançamento do projecto.

Após a conclusão, a Central Termoeléctrica de gás a electricidade de Temane terá uma capacidade de 450 megawatts.

“Hoje, estamos a assistir ao início excepcional de uma visão que visa fornecer energia a todos os moçambicanos: este é um projecto transformador para o país”, disse o representante do Banco Mundial em Moçambique, Idah Pswarayi-Riddihough.

O Embaixador dos EUA em Moçambique, Dennis Hearne, disse que os Estados Unidos estavam a apoiar o projecto Temane através de um empréstimo directo de 200 milhões de dólares para a sua construção através da Corporação Financeira Internacional de Desenvolvimento dos EUA (DFC).

“Além disso, graças ao apoio do programa Power Africa assinado pelo governo dos EUA, estamos a fornecer um “consultor de transacções” designado para a EDM para ajudar a encerrar financeiramente o projecto crítico da Linha de Transmissão de Temane”, disse Hearne.

As duas infraestruturas , Central Térmica de Temane e Linha de Transporte de Temane, irão garantir disponibilidade de geração de energiano âmbito da iniciativa “Energia Para Todos”, que visa o acesso universal de energia a todos os moçambicanos até 2030.

Noticias Relacionadas

Moçambique avança para se tornar hub energético regional com refinaria de 240 000 bpd

Moçambique dá um passo decisivo na sua estratégia de...

Sul-africana Eskom comprou 66% da eletricidade da barragem moçambicana de Cahora Bassa

“Neste ano de 2025, além de implementar projetos de...

Governo autoriza EDM e HCB a subscreverem 30 % das acções da Hidroeléctrica de Mphanda Nkuwa

Em reunião realizada na 24.ª sessão ordinária do Conselho...

Projecto de Central Eléctrica a Gás Natural em Nacala entra em Consulta Pública

O distrito de Nacala-Porto, na província de Nampula, prevê...