Sexta-feira, Março 14, 2025
spot_img

Kátia Agostinho: “MãeBiz Super App chegou para equilibrar maternidade, trabalho e negócios”

Kátia Agostinho, economista e empreendedora, é CEO e fundadora do MãeBiz Super App, uma plataforma inovadora que centraliza soluções para equilibrar maternidade, trabalho e negócios. Com uma carreira dedicada à inclusão financeira e ao empoderamento feminino, é também Membro da Direção Executiva da New Faces New Voices Moçambique, onde actua no pelouro de Inclusão Financeira.

A sua trajectória inclui a certificação Gender ChangeMakers pelo Digital Frontiers Institute, experiência que impulsionou a criação do MãeBiz, tornando-se uma referência no apoio a mães empreendedoras em Moçambique.

Profile Mozambique: Como é que surgiu a ideia do MãeBiz Super App e qual foi a inspiração por detrás deste projecto?

Kátia Agostinho: Minha experiência com a maternidade foi o ponto de partida para a Mãebiz. Em 2018, com o nascimento da minha primeira e única filha, minha rotina mudou radicalmente, social e profissionalmente. Sendo natural de Quelimane, onde minhas raízes permanecem, percebi a necessidade de um apoio que fosse além do familiar, oferecendo um serviço dedicado às mães. Em 2020, após concluir a certificação Gender ChangeMakers pelo Digital Frontiers Institute, desenvolvi um projecto final que evoluiu rapidamente para a Mãebiz, culminando no lançamento do Mãebiz Super App.

PM: Quais são as funcionalidades principais do app que o distinguem das restantes soluções digitais disponíveis no mercado?

KA: O processo criativo de desenvolvimento da app tomou em consideração, a rotina do seguemento mulher e mãe desde o momento que ela acorda, e as suas necessidades como saúde, cuidado com a casa, gerir negócios, acesso a informação, entre outros. O MãeBiz integra a gestão de compras, inventário e orçamento, incorporando ainda diversos aspectos ligados à saúde desde a gestão do ciclo menstrual, gravidez e cuidados com os bebés até ao acesso facilitado a serviços. Ademais, a plataforma apresenta um módulo familiar que permite a participação de todos, e não apenas da mulher, nesta inovação.

Ao centralizar uma variedade de funções num único app, o MãeBiz elimina a necessidade de múltiplas interfaces, combinando conveniência e flexibilidade para responder aos desafios de cada área da vida da mãe.

Complementarmente, estamos ainda aa trabalhar para o aplicativo trazer a componente  de apoio social, integrando comunidades de mães, actualmente actuantes no WhatsApp, para promover a partilha de experiências, mentoria e parcerias entre mães e profissionais, com acesso exclusivo para mulheres. Além disso, a app oferece uma oportunidade de empoderamento económico das usuárias oferecendo várias oportunidades como o market place para diversos produtos e serviços.

PM: Pode explicar-nos como funciona a ferramenta de gestão pessoal e familiar integrada no app e que benefícios concretos as utilizadoras podem esperar?

KA: O MãeBiz ajuda mulheres a equilibrar a gestão da família, casa e trabalho com funcionalidades integradas em um único app. Ela pode registar tarefas, distribuir responsabilidades entre os membros da família e sincronizar agendas no Calendário Familiar.

O módulo de orçamento é restrito a ela e ao pai da casa, enquanto listas de compras e inventário permitem um controlo eficiente dos itens domésticos.

Em breve, será possível gerir trabalhadores domésticos, organizando contratos e tarefas e também sugerir receitas com base no inventário e ajudar a planear refeições com a integração da AI no app. A integração de AI está sendo feira não só na componente de refeiçoes mas também em todos outros atalhos do app. No Gestor de Saúde, em breve será possível acompanhar o ciclo menstrual, a gravidez, ter acesso a rede de saúde como hospitais, farmácias, e marcar consultas médicas. O MãeBiz centraliza tudo para mais praticidade e cuidado com a saúde da família.

PM: Que tipo de informações e recursos o app disponibiliza e de que forma estes suportam as decisões e o crescimento dos negócios das suas utilizadoras?

KA: Embora estejamos a viver em uma era em que há muita informaçao, estas encontram-se dispersas e o acesso é moroso , e a plataforma refletiu sobre como a mulher tem o seu dia organizado e como seria mais conveniente receber e ter acesso a diversos tipos de informação

O InfoHub do MãeBiz organiza e centraliza informações relevantes para mães, empreendedoras e trabalhadoras, incluindo documentos públicos, oportunidades de capacitação, financiamento, vagas de emprego e eventos. As informações são notificadas instantaneamente no celular e ficam organizadas no app, evitando perdas em WhatsApp e e-mails.

Isso economiza tempo e capacita as mulheres a tomarem decisões informadas. Essa solução responde a uma das maiores barreiras à inclusão financeira feminina: o difícil acesso à informação.

PM: Quais são os elementos inovadores da interface do MãeBiz que facilitam a sua utilização, mesmo para as utilizadoras com menor familiaridade tecnológica?

KA: O MãeBiz adopta uma interface intuitiva para facilitar a experiência de utilizadoras com pouca familiaridade tecnológica. O menu é organizado para fácil navegação, com a tela inicial exibindo tarefas e eventos do dia, além de atalhos para outras funções. Com a integração da AI estes atalhos devem reflectir as ferramentas mais usadas por cada utilizador, para facilitar ainda mais a navegabilidade e  para acesso rápido. As notificações são claras e objectivas. Em breve, o app terá um assistente virtual para suporte em tempo real e tutoriais interativos para orientação visual.

PM: De que forma o MãeBiz Super App contribui para melhorar a gestão do tempo e promover um equilíbrio saudável entre a vida pessoal e profissional?

KA: O MãeBiz organiza o dia a dia de forma prática, centraliza tarefas e compromissos pessoais e profissionais em um só lugar. Permite a definição de prioridades, automatiza tarefas repetitivas e facilita a delegação de actividades de maneira rápida. Com diversas ferramentas de produtividade integradas em uma única plataforma, elimina a necessidade de alternar entre diferentes aplicativos. Acessível pelo celular, oferece flexibilidade e conveniência. Em breve, contará com conteúdos educativos e cursos para apoiar o crescimento pessoal e profissional.

PM: Que dados ou estatísticas pode partilhar sobre a aceitação do app no mercado e como o feedback das utilizadoras tem influenciado as futuras atualizações?

KA: O lançamento foi feito de forma silenciosa, sem evento oficial ou cobertura da mídia, e em menos de 30 dias alcançou 100 downloads. O feedback tem sido positivo, temos recebido várias sugestões de como pode ser melhorado e o que mais seria interessante acrescentar.

PM: Quais os planos de desenvolvimento e expansão para o MãeBiz Super App nos próximos anos, e que parcerias estratégicas estão a ser exploradas para potenciar a plataforma?

Estão em desenvolvimento módulos voltados para saúde, negócios, comunidade e newsletter. A colaboração com as utilizadoras vai além do uso da ferramenta, oferecendo oportunidades de negócios. Parcerias com provedores de produtos e serviços também estão em curso visando agragar mais valor aos utilizadores e trazer mais oportunidades. Sem revelar detalhes, Também procuramos parcerias que possam viabilizar o desenvolvimento dos novos módulos e expandir a presença  geográfica como actividades de literacia digital pois é importante para que o seguimento mulher esteja mais familiarizada com as ferramentas digitais a adira a inovação.

Noticias Relacionadas

Francisco dos Santos: “Cerca de 99,9% do algodão que produzimos, é exportado”

Profile Mozambique: Considerando a longa trajectória do Grupo JFS...

Rui Bispo: “A F3M está a consolidar o caminho para a liderança no sector tecnológico”

Profile Mozambique: A F3M Moçambique faz parte de um...

Kelver Inácio: “Queremos conectar empreendedores e impulsionar o crescimento da indústria e comércio”

Profile Mozambique: Para começarmos, poderia nos falar um pouco...