A empresa que explora a mina de minerais Moma titanium na costa da província de Nampula, Kenmare Resources, de Dublin e Londres, anunciou na quarta-feira que estabeleceu um recorde de produção de ilmenite no segundo trimestre deste ano.

Numa declaração, a empresa observou que produziu 41 por cento mais concentrado de minerais pesados do que no mesmo período do ano passado e que o maior grau e volume resultou na extracção de 283.000 toneladas de ilmenite – um aumento de 35 por cento.

Os outros dois minerais extraídos da mina também mostraram aumentos em relação ao mesmo trimestre em 2020: a produção de zircónio aumentou 28% para 14.900 toneladas e o rutilo aumentou 47% para 2.200 toneladas.

Segundo o director-geral de Kenmare, Michael Carvill “as condições de mercado para a ilmenite, e para as matérias-primas de titânio em geral, permaneceram fortes no segundo trimestre de 2021, com o reforço dos preços trimestre a trimestre”.

A empresa revelou também que está a tomar medidas para proteger o seu pessoal e a comunidade local dos efeitos do Covid-19. Observou que o número de casos em Moma tinha diminuído de 41 pessoas isoladas em Abril para zero em finais de Maio. No entanto, o número de pessoas isoladas aumentou agora para quinze e a empresa manifestou preocupação com o aumento na África Austral da variante mais transmissível do Delta do coronavírus que provoca o Covid-19

Relacionado  Negociações sobre salário mínimo foram retomadas

Acrescentou que proteger o povo e as comunidades em que operam tem sido sempre a maior prioridade da Kenmare.

“Para além dos vários protocolos de distanciamento físico e de higiene, e procedimentos de teste, a empresa tem trabalhado com parceiros industriais e com o governo de Moçambique para adquirir, distribuir e administrar vacinas.”

A mina Moma produz ilmenite (óxido de ferro de titânio), rutilo (dióxido de titânio) e zircónio (silicato de zircónio). Ilmenite e rutilo são utilizados para fazer pigmentos brancos para tintas, papel, e plástico. O titânio pode ser extraído destes minérios e utilizado para fabricar peças metálicas onde são necessários leves e de alta resistência. O zircónio é utilizado para fins abrasivos e isolantes.

FONTEAll Africa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui