Domingo, Maio 19, 2024
spot_img

Lançada nova linha de financiamento para estimular negócios no país

A iniciativa é da AfricaInvest, que é um fundo de investimento privado sob regulação dos Estados Unidos da América, que iniciou as suas actividades em 2019 e que tem, sob a sua gestão, 100 milhões de dólares para investir no continente africano.

Até o momento o fundo está focado no ivestimneto a sectores de actividade como agricultura, indústria, comércio e serviços.  De acordo com a Confederação das Associações Económicas (CTA), o lançamento desta janela de financiamento enquadra-se no Plano Estratégico da agremiação 2021-2024.

O Presidente da CTA, Agostinho Vuma, referiu que esta parceria com AfricaInvest constitui uma oportunidade ímpar para assegurar que mais PME´s nacionais tenham acessos a financiamento.

“A oportunidade trazida pela AfricaInvest, conjugada com a experiência da CTA no trabalho com as Instituições Financeiras de Desenvolvimento, tendo como exemplo as Salas de Negócios da última CASP que movimentaram mais de 1,1 mil milhões de dólares em projectos, poderá ser crucial no sucesso deste trabalho”, afirmou  Agostinho Vuma.

O lançamento da linha de financiamento acontece numa altura em que a CTA obteve, do Banco de Moçambique, a aprovação de gerir o Fundo de Apoio para o Desenvolvimento Empresarial (FADE), em Junho último.

O FADE tem uma meta de aplicar 100 milhões de dólares americanos parcelados em duas fases e vai privilegiar o investimento em participações de capital das empresas. O mesmo facilitará o acesso ao capital de crescimento às empresas emergentes que carecem de financiamento de médio e longo prazo.

 

Entrevistas Relacionadas

XIX CASP 2024: Moçambique atrai investidores globais para projectos avaliados em US$ 1,2 Bilhões

Serão discutidos projectos de diversos sectores avaliados em cerca...

ʺUm Olhar sobre os potenciais riscos de influência política nas decisões de política monetáriaʺ

A Lei Orgânica do Banco de Moçambique define como...

MOPHRH divulga oportunidades de investimento na N1

O Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos...

Já são conhecidas as 30 Mulheres mais influentes na COMARP, em Moçambique

Decorreu na última sexta-feira (10), em Maputo, a Conferência...